Programa Cientistas na Escola no ensino de tempo ampliado do CEI Professor Lauro Esmanhoto

    Publicado por:  Denise Neuburger da Silva

  Os estudantes do CEI Professor Lauro Esmanhoto das turmas do 4º ano C, 5º ano B, 5º ano C e Classe Especial, receberam a visita do Professor Julio Cesar Rodrigues de Azevedo, Químico da UTFPR e de suas Doutorandas.

   Essa visita foi possível graças ao Programa Cientistas na Escola, da Rede Municipal de Ensino, o qual propicia aos estudantes o contato direto com “cientistas de verdade” (como os estudantes se referem a eles). E assim, os estudantes puderam ver que ser um cientista também pode ser um sonho, uma meta, para isto basta estudar e se dedicar à pesquisa em alguma área do conhecimento.

   As turmas tiveram algum tempo para pesquisar a respeito do tema “Contaminação da Água”, nas aulas de Práticas de Ciência e Tecnologia, da Professora Adriana Margarete da Silva Rolim Gonçalves, no ensino de tempo ampliado, antes de receber o cientista, uma vez que seu objeto de pesquisa para este trimestre é a Paleoecologia. Durante as aulas, também puderam escrever algumas questões pontuais sobre a vida de um cientista, as quais foram realizadas juntamente com outras escritas espontâneas.

   Os cientistas foram atenciosos com tudo, trouxeram materiais e experimentos que os estudantes puderam manipular com segurança, e realizaram experiências divertidas. A parte expositiva, da apresentação dos pesquisadores, materiais e objeto de estudo, foi realizada de maneira leve e tranquila, de fácil entendimento pelos estudantes. Um ponto que vale muito a pena ressaltar é que os materiais ficaram expostos deste o início, chamando a atenção de todos para a pesquisa.

    Inúmeras experiências foram realizadas com a participação direta dos estudantes, eles puderam pegar e manusear os instrumentos, e ver as reações ocorrerem em suas mãos! Além disso, tudo parecia muito instigante, muito chamativo. Os estudantes participaram o tempo todo oralmente também, e puderam expor suas opiniões. O estudante Kauan Eduardo Miranda Duarte, do 5º ano B falou: “Eu gostei quando o professor Julio colocou ácido no pano!”, já a estudante Alice Carletto Rocha, do 5º ano C disse: “Eu gostei de conhecer a Pipeta e poder mexer com ela”.

   Além da parte teórica, das experiências e das explicações, o depoimento de uma das doutorandas foi um incentivo para os estudantes, pois mostrou a eles a importância do estudo e que sempre é possível seguir um sonho e ter uma meta, segundo ela “saiu de uma cidade pequena, no Rio Grande do Sul e veio fazer seu Doutorado aqui em Curitiba. E eles, estudantes do CEI Lauro Esmanhoto, já moram aqui em Curitiba, uma capital que tem duas Universidades Federais.”

    O estudante Bruno Yuri Rodrigues, do 5º ano B, escreveu o que mais gostou na apresentação do Cientista na Escola foi “que o cientista deu a explicação olhando para mim”.

Autor: Denise Neuburger da Silva | Fonte: Adriana Margarete da Silva Rolim Gonçalves
00373888.jpg
Programa Cientistas na Escola
1/3