Progama Mama Nenê: A Amamentação no CMEI

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

      O Programa Mama Nenê com mais de 15 anos, tem como objetivo incentivar o aleitamento materno pelo maior tempo possível. Este tem uma parceria das Secretaria Municipal da Educação e da Saúde.

      O programa prima pela amamentação para as mães e familias  dentro de um ambiente acolhedor, com cuidado e protocolos em todos os CMEIS de Curitiba. 

     Aqui no CMEI Centro Cívico, temos um ambiente aconchegante para a amamentação, as mães sempre o utilizam como um espaço afetivo e de conexão com os bebês e crianças bem pequenas. Este foi estruturado e destinado para a amamentação dos bebês já há algum  tempo. Dispõe de duas poltronas, garrafa com água potável, livro ata de registro Mama nenê”, materiais  de higiene e cartazes do programa, além do protocolo de retirada e armazenamento do leite materno para orientação  das mães. 

     A rotina sobre os procedimentos para a realização da amamentação acontece na unidade desde que é  realizada a matricula da criança no CMEI, momento em que é mostrado o ambiente preparado para esse fim, e incentivando para que a mãe venham amamentar na unidade, sempre que possível; e ainda orienta sobre como proceder para trazer o leite  esgotado, como é feito o seu armazenamento, e identificação com o nome e data de validade no recipiente recebido  pela lactarista responsável. Aqui temos o Caetano (7 meses), Ana Julia(9 meses) e Stela (9 meses) que recebem diariamente o leite materno pelas mãos da nossa lactarista Dillyana e das Profes Mariana, Caroline e Marinês.Temos um carimbo o qual as famílias assinam, após as orientações, a ciência desse  programa. 

     Os profissionais que atuam nas turmas de Berçário e Maternal I são orientadas de como proceder para  oferecer o leite materno armazenado para as crianças, de acordo com a necessidade específica de cada um (já  informada pela família conforme a cada criança aceita o alimento), no copinho ou mamadeira. 

    As instituições recebem orientações e formações e devem ter o cuidado para atingir os dez passos propostos pelo Programa Mama Nenê. A formação “Orientações sobre aleitamento materno e alimentação complementar – Programa Mama Nenê" já foi iniciada pela professora Marinez da turma de Berçário no presente ano letivo, e a maioria dos profissionais da equipe já teve a oportunidade também de participar desta em anos anteriores.  

    A mamãe da Stela do berçário, a Sra Fernanda relata sobre a alegria de ter sido acolhida pela equipe, pelo tempo e espaço tão especial no CMEI para amamentar.
   Para nós é um privilégio participar e vivenciar momentos tão especiais ao lado deste inspirador Programa Mama Nenê.

Autor: Ana Beatriz S. Cerqueira | Fonte: CMEI Centro Cívico
00409565.png
Espaço Mama Nenê
1/9