Profissional de Apoio a Inclusão: Percurso, aprendizagem e caminhos em parceria.

Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

Os profissionais de apoio a inclusão atuam nas escolas e CMEIs, sempre com os professores de referência, no auxílio e acompanhamento diário a crianças e estudantes com diferentes necessidades.

No nosso CMEI temos 11 crianças com direitos especiais que contam com acompanhamento desse profissional, que os auxilia na locomoção, alimentação, higiene no cotidiano do CMEI. Há casos em que o atendimento deste profissional é compartilhado por mais de uma criança.

O Programa Direito Inclusivo Assegurado prevê a atuação de acadêmicos(as) do curso de Pedagogia, sob a supervisão do professor, no apoio à inclusão, na Rede Municipal de Ensino (escolas e CMEIs). O objetivo do programa é o acompanhamento da criança em inclusão quanto à sua autonomia, independência e acessibilidade, favorecendo o processo de inclusão escolar. Ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria da qualificação dos universitários.

A escola ou CMEI solicita a presença de uma representante do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE), do Núcleo Regional da Educação ao qual pertence, para observar a criança ou estudante. A decisão sobre a disponibilização ou não do profissional de apoio será tomada com base nas necessidades do educando, com base nos critérios da legislação e no preenchimento de protocolo próprio.

No DIAEE funciona a Gerência de Acompanhamento ao Profissional de Apoio (GAPA), responsável pela contratação, orientação e acompanhamento de todas as atividades relativas a essa função.

No Núcleo Regional Matriz temos uma importante referência, a Profissional Nil Lene Parra Silva, que nos apoia, nos orienta e nos ajuda a olhar cada criança, faz o atendimento a unidade, dialoga com os profissionais, articula e estuda processos.

A Secretária Municipal de Educação  tem muitos projetos de apoio às unidades, um deles é Projeto "Curitibinhas na Inclusão Bullying Não", o qual semeia o conceito de respeito, amor, amizade, bondade e equidade serão cada dia fortalecidos no CMEI, que a sementinha seja plantada e que reconhecamos que somos todos únicos, cada um do seu jeitinho.

Aproveitamos a ocasião para fazer uma homenagem aos profissionais que estão na nossa unidade, representada aqui pela nossa querida profissional Zelia Mendes Inácio de Barros, que nos acompanhou neste percurso por dois anos, desde outubro de 2019 a 2021, sendo um período de aprendizagem, de companheirismo, de trocas e atendimento as crianças com direitos especias. Muita gratidão a esses profissionais, esperamos juntos estar conectados para caminhar em prol de uma educação de qualidade.

Autor: Ana Beatriz S. Cerqueira | Fonte: CMEI Centro Cívico
Profissional de apoio Zélia