Profissionais da Escola Municipal Professor Herley Mehl criam seus protótipos no Espaço Maker do Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Na semana de 17 a 21 de fevereiro, a programação de atividades do Espaço Maker do Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira, da Escola Municipal Professor Herley Mehl, no Pilarzinho, foi dedicada aos profissionais que atuam na unidade: equipe da alimentação, auxiliares administrativos, secretários escolares, inspetores, agentes de leitura, professores, pedagogos, equipe gestora, entre outros.

Eles tiveram acesso aos trabalhos realizados pelos estudantes no Farol, manusearam os materiais e criaram protótipos de seu interesse no programa Tinkercad, para depois serem impressos na Impressora 3D. Houve também conversas e trocas de ideias entre a professora inovadora Jislaine Antunes dos Santos e os participantes para parcerias com trabalhos incríveis para o ano letivo de 2020.

O Farol atende cerca de 700 estudantes das turmas do Pré ao 9º do Ensino Fundamental da Escola e consiste em espaço de disseminação de cultura e conhecimento para a comunidade, contemplando acervo de 9000 exemplares de livros e computadores com acesso à Internet. Reinaugurado em março de 2018, a unidade foi reformada, equipada e ganhou espaço para criação de protótipos, onde objetos são criados a partir da proposta de educação maker, renovando a referência das bibliotecas como centros de pesquisa e produção, como lugares de descoberta, exploração e encantamento.

De acordo com a coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação da Secretaria Municipal da Educação, Estela Endlich, “o movimento maker, ou mão na massa, é uma maneira de praticar e fortalecer competências em informação, mídia e tecnologia, por meio do qual os estudantes resolvem problemas utilizando ideias e materiais disponíveis no momento.”

Nos próximos meses, Curitiba vai ganhar mais 12 Faróis do Saber e Inovação, dos quais 5 pertencem à Regional Boa Vista: Antônio Callado (EM Jaguariaíva), Heitor Stockler de França (EM Araucária), João Guimarães Rosa (EM CEI Curitiba Ano 300), Gilberto Freyre (EM CEI Bela Vista do Paraíso) e Telêmaco Borba (EM Anísio Teixeira). As unidades estão em fase final de obras e serão entregues às suas comunidades, que passarão a contar com mais espaços para projetos “mão na massa” e impressoras 3D para criação de protótipos!

 

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: EM Prof. Herley Mehl, NRE Boa Vista e SME
00265123.jpg
Espaço Maker do Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira
1/11