Profissionais da Educação discutem IV Bienal de Arte Educação em Seminário

Publicado por:  Teresa Cristina Trizzolini Piekarski

Profissionais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba começaram a discutir, nesta terça-feira (14/8), durante a abertura do Seminário da IV Bienal de Arte Educação, o processo da Mostra 2019 de trabalhos feitos com crianças e estudantes, nas unidades escolares. O Seminário acontece até a quinta-feira (16/8), no Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba Cidade, no Largo da Ordem.

O objetivo do evento, explica a gerente de Educação e Cultura da Secretaria Municipal da Educação, Margareth Fuchs, é promover a reflexão sobre o processo da Bienal e sobre as práticas desenvolvidas em sala de aula.“O Seminário abre um espaço para integração e intercâmbio de experiências e conhecimentos artísticos, valorizando e qualificando o trabalho em Arte dentro da rede”, disse Margareth.

Participam a curadora da bienal, Débora Bruel (Escola de Música e Belas Artes do Paraná - Embap), e profissionais da área, entre eles Felipe Almeida (Embap), Guilherme Romanelli (UFPR), Elmarina Samways (arte-educadora em Madri), a artista Sandra Hirimoto.

Na abertura do Seminário, os participantes acompanharam a apresentação do duo de flauta doce e violão com Ângela Sasse e Orlando Fraga e a apresentação de flauta do Grupo Som, formado por estudantes da Escola Municipal CEI Heitor de Alencar Furtado, sob a regência das professoras Daniele e Elisabete.

Participam do Seminário profissionais que atuam na Educação Infantil, professores de Arte, de práticas artísticas que atuam nas escolas de tempo integral, os profissionais da Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de professores dos projetos de flauta doce, canto coral e percussão.

Durante os três dias os participantes irão se revezar em rodas de conversas, debates e momentos culturais. Clique aqui para ver a programação.

“Este é um movimento que nos dá possibilidades de regularmos nossas lentes, melhorarmos nossos olhares e experimentarmos vivências que possam ser sentidas a partir da mobilização estética e afetiva que somente a arte nos oferece”, disse a superintendente de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação, Elisângela Mantagute.

O Seminário faz parte da Semana de Arte, Cultura e Literatura, aberta na noite da última segunda-feira (13/8), com a distribuição de 18,9 mil ingressos para 285 ações artístico-culturais que acontecerão na cidade até sábado (18/08). Os eventos são voltados à formação profissional dos servidores das áreas da educação e cultura e integram as ações do programa Veredas Formativas, da Secretaria Municipal da Educação.

Autor: Educação e Cultura | Fonte: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba