Profissionais da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal CEI Augusto César Sandino participaram do Seminário Boas Práticas Ler e Pensar

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado
No dia 08 de agosto, profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal CEI Augusto César Sandino participaram do Seminário Boas Práticas Ler e Pensar, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em conjunto com o jornal Gazeta do Povo e realizado no Centro de Formação Continuada da SME.
 
Sob a temática "Inferência na realidade: o jornal na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos e a prática na vida cotidiana", as professoras Jacquelin Rodriguez Tellez e Regiane Fanti apresentaram suas práticas pedagógicas com os estudantes da EJA, cujo objetivo era oportunizar, por meio de pesquisas realizadas em jornais, o contato com diversos gêneros textuais, desenvolvendo assim, a criticidade, o protagonismo e o incentivo à prática e ao gosto pela leitura. Na apresentação, a vice-diretora Ana Carla Barbosa de Castro Mengue também relatou sobre a história da EJA em sua unidade.
 
A justificativa deste projeto consistiu na possibilidade de ampliação de acesso dos estudantes aos meios de comunicação, sobretudo o jornal. As professoras constataram, por meio de um levantamento prévio sobre acesso, frequência e uso dos meios de comunicação pelos estudantes da EJA, que o acesso ao jornal era muito baixo, o qual era apenas folheado, sem leitura aprofundada, sendo os demais acessos realizados por TV e rádio. Verificou-se que esses dados estavam diretamente relacionados com a realidade vivida pelos estudantes!
 
As professoras apresentaram atividades realizadas em sala de aula com base na matéria "Alfabeto Curitibano", veiculada pelo jornal Gazeta do Povo na ocasião do Aniversário de Curitiba, a qual ofereceu aos estudantes conhecimento dos espaços turísticos da nossa cidade e motivação para conhecê-los. Tanto que, como finalização do projeto, realizou-se uma saída cultural ao Paço da Liberdade, vivenciando momentos históricos de grande importância.
 
A pedagoga da EJA do NRE Boa Vista, Cristina Aparecida Jordão, parabenizou e agradeceu às profissionais da unidade pelo empenho e dedicação frente as ações do projeto Ler e Pensar. A equipe ainda distribuiu aos participantes do evento cartões feitos pelos estudantes da EJA.
 
As professoras finalizaram a exposição com um pensamento de Gilberto Dimenstein: "As pessoas são livres porque podem escolher. E só podem escolher quando conhecem alternativas. Sem informação não há alternativa e, portanto, sem alternativa não há liberdade."
 
 
Serviço:
 
Criado em 1999 pelo jornal Gazeta do Povo, o Ler e Pensar é um projeto de incentivo à leitura e cidadania que por meio da mídia jornal e da educação contribui com a formação de educadores, crianças e jovens no Paraná. Trabalhando com a leitura e informação, os estudantes passam a ter melhor visão do mundo a sua volta e compreensão daquilo que leem, e se sentem inseridos na sociedade, com capacidade de exercer sua cidadania.
 
Por meio de temáticas da vida real, o projeto aproxima o aprendizado dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos à sua realidade, favorece a integração entre conteúdos de diversas áreas do conhecimento, proporciona ao estudante uma visão mais global da realidade, com a participação mais ativa no seu processo de construção. Estimula a cidadania, a descoberta, o trabalho em grupo, a autonomia, possibilitando maior interesse pelas aulas.
 
Por meio dos cursos também contribui com as profissionais da EJA, aprimorando novos conceitos em seus encaminhamentos pedagógicos.
 
Autor: NRE Boa Vista | Fonte: Cristina Jordão, Paulo Machado e CEI A. C. Sandino
00043532.jpg
Projeto Ler e Pensar - EJA EM CEI Augusto C. Sandino
1/15