Professores participam de curso para incentivar leitura nos Faróis do Saber

    Publicado por:  Cristiane Aparecida Luquetta

“O cheiro de livro novo é um convite à uma boa leitura”. A declaração é da professora Daniele Lucy Guerra Paulo, que trabalha com literatura no Farol do Saber Antônio Machado. Ela é uma das 60 participantes do curso Novos Livros, Novas Leituras nos Faróis do Saber, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, no Centro de Desenvolvimento Profissional (CPD) Joceli Macedo, no Alto da Glória. 

O curso integra o programa Veredas Formativas, para desenvolvimento profissional dos servidores da área e é desenvolvido por meio de uma ação integrada das equipes da Coordenadoria de Projetos, Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas e de Formação. 

O objetivo é apresentar aos professores os 5,5 mil novos livros de literatura que foram adquiridos para ampliar os acervos das bibliotecas das escolas e dos Faróis do Saber e sugerir encaminhamentos pedagógicos e estratégias para incentivar à leitura entre os estudantes municipais”, diz a coordenadora de projetos, Andréa Barletta.

Os novos livros estarão disponíveis nos Faróis do Saber da Rede Municipal de Ensino, para empréstimo dos estudantes já a partir das próximas semanas. Todas as regionais serão contempladas com novos títulos para compor o acervo da rede.  

Conhecer os livros fez com que Daniele já começasse a planejar como apresentar os novos exemplares aos estudantes. “Novos títulos, com diferentes gêneros valorizam o ato da leitura até mesmo para os adultos. Nas crianças é um estímulo ainda maior”, diz a professora. 

A escolha dos livros, segundo a ssuperintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute, foi feita com cuidado, seguindo critérios como qualidade literária, de ilustrações e vocabulário adequado ao público. “Tanto nossos estudantes quanto a comunidade serão beneficiados. Seja um adolescente que vai fazer o Enem, uma pessoa da Educação de Jovens e Adultos ou uma senhora fã de poesia, sempre vai encontrar boas opções nos faróis”, disse Elisângela.

Autor: Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas | Fonte: Portal Cidade do Conhecimento