Professores inovadores recebem certificação

    Publicado por:  Maria Duarte

Vinte e um profissionais da educação foram certificados nesta segunda-feira (10/12) como professores inovadores. Eles participaram de uma formação promovida pelo programa Veredas Formativas, de abril a novembro, nas salas Google e com mentoria, nas escolas, da equipe de Tecnologias Digitais e Inovação da Secretaria Municipal da Educação.

“Vocês são exemplo, sãoinspiração, souberam enxergar as necessidades dos nossos estudantes e buscar seus caminhos formativos para atendê-los, pois o mundo é esse, o mundo da tecnologia e da inovação”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, ao entregar os certificados.

A coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação, Estela Endlich, destacou que essa foi uma formação diferenciada. “As ações terão continuidade no ano que vem”, disse.

A formação incluiu linguagem de programação, aprendizagem criativa, realidade virtual e aumentada, hologramas, lousa digital, Canva – design gráfico, modelagem 3D, robótica LudoBot, metodologia Design Thinking e o uso das mídias com os projetos do jornal eletrônico e da rádio escola.

Além da participação na formação presencial e à distância, os participantes receberam mentoria da equipe da Gerência de Inovação Pedagógica e se envolveram em ações externas como palestras, workshops, oficinas, seminários e conferências.

A professora Suzana Rubin, da Escola Margarida Orso Dalagassa (Tatuquara), uma das educadoras que concluiu o curso, afirmou que inovação é muito mais que usar computador ou tablet nas escolas. “As possibilidades nas práticas pedagógicas são muitas e percebemos que dá muito certo”, afirmou Suzana.

Já Mariana Tozato disse que o curso foi muito proveitoso porque permitiu a ela aliar educação ambiental e inovação. “Foi possível alinhar os novos conhecimentos com a política ambiental, fortalecendo a integração entre meio ambiente e tecnologia”, comentou Mariana.

Investimentos

Inovação faz parte do dia a dia da educação pública curitibana. A Prefeitura já investiu mais de R$ 1,3 milhão em robótica, além de formação profissional, para que as unidades trabalhem com um novo kit de programação e robótica adaptável a sistemas e materiais de diversas composições.

Também nessa área, já foram entregues 21 Faróis do Saber e Inovação, com impressora 3D para criação de protótipos.

Presenças

Também participaram da cerimônia de certificação o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; e a gerente de Inovação Pedagógica, Silmara Cezário.

Autor: SME | Fonte: SME
00261009.jpg
Professores da rede municipal recebem certificados como professores inovadores, entregues pela secretária da Educação, Maria Silvia Bacila. Curitiba,
1/1