Professores do Linhas vivenciam Formação de campo na Escola Municipal de Sustentabilidade

Publicado por:  Katelyn Patrice Baroni

Ludicidade, imersão e aprendizado são termos que podem resumir a experiência vivida pelos professores do Programa Linhas do Conhecimento na Trilha Pedagógica Água, ofertada de maneira formativa pela equipe do Núcleo de Gestão da Educação Ambiental na Escola Municipal de Sustentabilidade. A tarde chuvosa da primeira segunda (05) do mês de setembro foi permeada de conhecimento, contato com a natureza e com a literatura.

O trajeto teve início na entrada do Bosque Zaninelli, com a recepção da Profª Dra. Marise Jeudy Moura de Abreu, que explicou sobre o espaço e sobre a atuação do Núcleo de Gestão da Educação Ambiental. Em seguida, os profissionais foram encantados pela envolvente apresentação da professora Rosana Gabriella Coutinho Wundervald, no papel de Sra. Natureza (Gaia), que os transportou através dos arcos de entrada do bosque para uma imersão a natureza e a literatura com a contação da história do autor Daniel Mondukuru, do livro “Um lugar para todos”.

A aula de campo seguiu pela passarela de madeira, com a bióloga chamando a atenção para a observação da flora, dos impactos da intervenção humana e sobre o processo de regeneração da natureza. Vereda que foi finalizada numa experiência sensorial através da música e da dança circular, mediada pela professora Ana Lúcia Kwitschal.

A Trilha Pedagógica Água está disponível para agendamento das unidades escolares e CMEIS desde o segundo semestre de 2022 e, com ela, espera-se que os participantes repensem suas ações no que se refere ao consumo da água e do cuidado com o Planeta, desenvolvendo uma consciência socioambiental cidadã e, dessa forma, garantindo que esta e que as próximas gerações possam usufruir de um ambiente pleno e sustentável. Para verificar as datas disponíveis acesse o portal do Linhas do Conhecimento clicando aqui.

Escola Municipal de Sustentabilidade

A Escola Municipal de Sustentabilidade surgiu por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A escola é um espaço rodeado de belezas naturais que tem como intuito proporcionar às crianças e estudantes dos CMEIs e Escolas Municipais propostas lúdicas e imersivas sobre temáticas socioambientais. Está locazalidada dentro do Bosque Municipal Zaninelli na Rua Victor Benato, Pilarzinho.

Autor: Programa Linhas do Conhecimento | Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Curitiba
Programa Linhas do Conhecimento