Professores do 9ºano promovem o CAIC ROSA !

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Outubro foi um mês que marcou a história do CAIC BN, movidos por uma causa importante, a prevenção ao câncer de mama, a equipe de professores dos 9ºs anos realizou um projeto inédito na escola que promoveu o trabalho coletivo, as parcerias dentro e fora da escola e incentivou o protagonismo dos estudantes.

caicrosa fez um lembrete a todas as mulheres que trabalham na nossa escola e também as mães dos nossos estudantes: outubro é mês de relembrar os cuidados que toda mulher deve ter com sua saúde e fazer os exames de prevenção ao câncer de mama. Ao longo do mês de outubro  aconteceram diversas ações pedagógicas onde a equipe de professores dos 9ºs anos  promoveram  atividades muito especiais sobre vários assuntos relacionados a condição feminina. Essas atividades aconteceram dentro e fora de sala de aula.

 Inicialmente houve uma sensibilização  sobre o tema, no primeiro dia de aula do mês os estudantes os professores convidaram os estudantes a virem de rosa, em menção ao “Outubro Rosa”. Conjuntamente com a professora educomunicadora Patricia, foi definida uma hasthag, #caicrosa com o intuito de concentrar as informações postadas na internet sobre as atividades do CAIC ROSA. Professores de todos os componentes curriculares trabalharam em sala, assuntos relativos ao universo feminino. Cada turma teve professores referência e também teve uma temática específica.  Os estudantes refletiram sobre questões contemporâneas como a violência contra a mulher, a indústria da beleza, o feminismo, as mulheres na Ciência, na História e na tecnologia entre outras temáticas relevantes. Os estudantes tiveram oportunidade também de conhecer a história da jovem paquistanesa Malala Youzafai,que  lutou pelo direito á educação das meninas do Paquistão, desafiando o grupo armado Talibã que dominava o país. Saiba mais sobre a luta de Malala que ganhou o Prêmio Nobel da Paz aqui.

Enquanto o projeto tinha andamento dentro de sala de aula, a direção da escola costurou a parceria com o Liceu de Ofícios onde as estudantes do 9ºano tiveram um dia da beleza. E como colocou a vice-diretora Eliane Benini “mulher cuidando de mulher”.

O Grêmio Estudantil Interagindo, coordenado pela professora Doralice Caldas, já deixou as portas de todas as salas da escola e o clima de conscientização e prevenção tomou conta da escola, contagiando outras turmas e também nossas inspetoras.

Aconteceu também a palestra sobre Indústria da Beleza, que a professora educomunicadora Patricia Molina realizou para os estudantes dos 9ºs anos com o objetivo de conscientizar acerca dos valores impostos por essa indústria. Para tal foi a feita a análise da icônica imagem da “Rosie Rebitadeira” e a significação da mesma ao longo da História. Saiba mais aqui. A Unidade de Saúde João Cândido também veio a nossa escola para fazer uma palestra em todas as turmas sobre cuidados com a saúde feminina e também com a saúde do adolescente. Agradecemos também a Secretaria Extraordinária da Mulher de Curitiba que enviou folders para serem entregues á comunidade no dia da Caminhada CAIC Rosa.

As atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula forneceram subsídios para que os estudantes dos 9ºs anos desenvolvessem seus próprios trabalhos sobre as questões do universo feminino já mencionadas. Os trabalhos dos estudantes foram formulados nas mais diferentes linguagens: documentário em vídeo, cartazes etc.. e estes, foram apresentados no encerramento do projeto que aconteceu dia 30 de outubro.

Para a culminância do projeto o refeitório da escola foi todo decorado com balões rosa e símbolo da campanha. A abertura do evento foi realizada pelo diretor do CAIC BN Pedro Rodrigo de Andrade, também aconteceu a palestra com a pedagoga Viviane Bastos, convidada pela equipe de professores para abordar a "Violência contra a Mulher." Na sequência tivemos as apresentações dos estudantes (confiram nas fotos). Estudantes, professores e comunidade escolar reunidos, se dirigiram para a "Caminhada CAIC ROSA" onde todos sairam pelas principais ruas do entorno da escola chamando a atenção acerca da importância da prevenção do câncer de mama e também distribuiram material informativo sobre o tema. Protagonismo e cidadania na prática!

Esta escola parabeniza todo o grupo de professores do 9ºano que inspirou toda comunidade escolar! De acordo com o diretor do CAIC BN Pedro Rodrigo de Andrade esse evento deverá ganhar espaço anual na escola e envolvendo outras turmas além dos 9ºs anos. Não é fantástico?

Língua Portuguesa: Adriana Martins e Gisele Maicá

Matemática: Pio Sergio  e Fernanda Coitinho

Geografia: Viviane Rúbia e Márcia Aparecida

Ciências: Doralice Caldas e Lorena Hoffmann

História : Eliana Padilha e Kátia Melo

Inglês: Andreia Ribeiro

Educação Física: Luiz Fernando Merbold

Arte: Paula Witoslawski

Confiram também a cobertura realizada pelos estudantes no Jornal Eletrônico Escolar Extra- Extra!  Fala Jovem.

Agradecemos ao Liceu de Ofícios pelo Dia da Beleza para nossas estudantes, a Guarda Municipal pelo acompanhamento na Passeata CAIC ROSA, a Viviane Bastos do SISMMAC, a Secretaria Extraordinária da Mulher pelo material informativo enviado a nossa escola.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece. E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
00091666.jpg
caicrosa
1/30