Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Professores discutem metodologias ativas

    Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

     A reunião de Organização do Trabalho Pedagógio (OTP) da Unidade de Educação Integral Pilarzinho trouxe, na manhã do dia 12 de março, a relação das TICs na sociedade e a importância das metodologias ativas nesta perspectiva, para estudo e discussão pelos professores da unidade.

     A palestra ministrada pelo Professor Gustavo Prestini, abordou desde a metodologia utilizada por Sócrates, passando pela Escola Nova e por Paulo Freire, até chegar nos impactos das mudanças sociais dos últimos séculos, como o advento da tecnologia e da internet e o impacto disso nos processos de ensino e aprendizagem.

     “Os professores puderam relacionar as questões sociais e tecnologias as práticas diárias e a maneira como os estudantes respondem a estes estímulos, influenciando a maneira como aplicamos diferentes metodologias no dia a dia”, afirma Gustavo.

     Para a professora Rosemeire de O. Lucio, “A discussão foi muito boa, pois novas ideias apareceram colocando uma pulga atrás da nossa orelha, já ficamos com vontade de utilizar estas praticas diferenciadas em aulas futuras, e pudemos também perceber que muito do que fazemos em sala já está alinhado com estas metodologias”.

     Ao final, os professores foram provocados a trabalhar na metodologia de educação por pares desenvolvendo uma atividade de leitura relacionada a metodologias ativas com a construção de um mapa conceitual sobre o tema e a proposta de uma possibilidade de aplicação na escola. As metodologias utilizadas foram: Blended Learning, Peer Instruction, Games e Gamificação e Avaliação por pares e autoavaliação.

Autor: Gustavo Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM