Professores de escolas municipais de Curitiba compartilham paixão pelas artes em exposição

    Publicado por:  Luciana de Oliveira

Até o dia 23 de novembro, a comunidade pode conferir a mostra do projeto Artistas em Foco, organizada pela Gerência de Educação e Cultura/Departamento de Desenvolvimento Profissional da Secretaria Municipal da Educação.

A exposição fica no Museu Municipal de Arte (Muma) – Portão Cultural e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.

A mostra tem como objetivo reconhecer os profissionais da educação como produtores de cultura e valorizar suas demonstrações artísticas. A edição 2023 destaca cinco professoras que compartilham uma paixão tanto pelo ensino quanto pelas artes: Cynthia Rodrigues Ferreira, Elisangela dos Reis, Lívia Albuquerque, Luciana de Oliveira, Marice Ribas Kincheski, Rosana Martins Pio e Sarah Maresa Guernieri.

A gerente de Educação e Cultura, Margareth Caldas Fuchs, destaca que a formação cultural desperta novas possibilidades de leitura do mundo.

“Essas experiências transformadoras são fundamentais para criar, aprender, ensinar e conhecer, permitindo vislumbrar o conhecimento sob outras perspectivas. Afinal, as artes são parte essencial da vivência humana, pois a compreensão do mundo perpassa pela dimensão poética, estética e simbólica”, afirma.

 

Participantes do Artistas em Foco 2023

Cynthia Rodrigues Ferreira (Farol do Saber e Inovação Roberto Barrozo)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é especialista em Alfabetização e Educação Infantil. Iniciou a pesquisa com Mandalas de forma terapêutica a fim de diminuir a ansiedade. Fez cursos nas técnicas de pontilhismo e floral geométrico. Trabalha na Rede Municipal de Ensino de Curitiba a 15 anos.

Elisangela dos Reis (CMEI Ubatuba Tambaú)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), fez cursos no Ateliê Desenho, Arte e Cores do Jorge Melfi (Argentina, 1999 e 2007). Estudou fotografia com José Maria Fayanas (2010), frequentou o Ateliê de Cerâmica – Fango Taller de Alfareria (2017), aprendeu sobre resina poliéster em objetos com Paula Melina Anagnostópulos na Universidade Nacional de Arte de Bueno Aires e Mosaiquísmo e Vidro no Ateliê Marina Brusadin (Argentina, 2013 e 2023). Participou da Exposição no Museu Alfredo Andersen 1995 e no Salão de Belas Artes. Trabalha na rede municipal de ensino desde 2023.

Lívia Albuquerque (Escola Municipal dos Vinhedos)

Licenciada em Pedagogia pela UFPR, é especialista em Arte e Ensino pela Faculdade de Arte do Paraná (FAP). Em 2012, passou a integrar a Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Atualmente, leciona Arte na Escola Municipal do Vinhedos e participa de encontros de desenho com Urban Sketchers Curitiba.

Luciana de Oliveira (Departamento de Desenvolvimento Profissional – Gerência de Educação, Cultura e Desenvolvimento Pessoal)

Licenciada em Letras: Português-inglês na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), possui especialização em Arte Educação pela Uninter e Extensão em Imagem Vernacular na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Realizou curso profissionalizante em fotografia na Escola de Fotografia Omicron, participou do Núcleo de Artes Visuais do SESI PR (2021), da oficina de Cianotipia com Preticia Gerônimo e do grupo de Fotografia Híbrida com Lilian Barbom. Exposição individual de fotografias no Bistrô da Flor (2018). Atua na rede municipal de ensino Curitiba desde 2015.

Marice Ribas Kincheski (Gerência de Educação, Cultura e Desenvolvimento Pessoal)

Licenciada em Desenho e Especialista em História da Arte Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Internacional de Análise Relacional (Ciar) e Arteterapia pela Integrante. Atua na rede municipal de ensino de Curitiba desde 2002.

Rosana Martins Pio (Escola Municipal Madre Maria do Anjos)

Licenciada em Educação Física pela UFPR, Licenciatura em Desenho (incompleto) na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), fez especialização em Ciência do Movimento Humano pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Especialista em Metodologia do Ensino da Arte (Uninter), é mestre em Educação: Teorias e Prática de Ensino. Fez cursos de desenho, pintura, cerâmica, gravura e fotografia. Participou de exposições e salões no Museu Alfredo Andersen (1995), na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1995), na Casa da Cultura Monsenhor Celso em Paranaguá (2002), no Colégio Estadual do Paraná (2002), na Galeria Virtual @galeriadesing. art (2023), no Salão de Belas Artes (1995), no XII Salão Banestado de artistas inéditos (1996), I e III Salão de Artes Plásticas de Paranaguá (1997 e 1999) e na IV Bienal de Arte/Educação da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba – categoria professor artista (2019). Trabalha na rede municipal de ensino de Curitiba desde 2009

Sarah Maresa Guernieri (Escola Municipal CEI Júlio Moreira)

Licenciada em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), especialista em Arte e Cultura Barroca em Ouro Preto, é artista plástica e atuou como professora de História da Arte na Escola de Arte Andrade Lima. Lecionou pintura e desenho em cursos preparatórios para Embap e foi proprietária de loja de tintas e de escola de desenho e pintura. Prestou concurso para Profissional do Magistério em 2012 e atua desde então com a disciplina de Artes na Escola Municipal CEI Júlio Moreira, no São Braz.

Autor: SME | Fonte: SME
00451826.jpg
Mostra do projeto Artistas em Foco 2023 segue aberta até dia 23/11. Curitiba, 06/11/2023. Foto: Luiz Costa/SMCS
1/16