No fim deste mês, os professores da rede municipal de ensino terão a oportunidade de cursar a turma avançada em inovação ofertada pelo Veredas Formativas, de formação continuada para profissionais da educação. Durante a pandemia da covid-19, as formações têm sido on-line.
As ações dos Professores Inovadores serão nos dias 22 de junho (nível 2), 23 de junho (nível 1) e 24 de junho (nível 3, avançado). Quem chega este ano ao avançado já cursou os dois primeiros níveis em 2019 e 2020.
A gerente de Inovação Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Silmara Campese Cezário, explica que todos terão como conteúdo a inovação em sala de aula, mas com temas específicos conforme o nível.
“A proposta da formação é construir uma ampla rede de profissionais na rede municipal que buscam por inovação na sua prática pedagógica, aliando a tecnologia, a criatividade e o processo de inovação”, afirma Silmara.
A professora Suzana Rubin, da Escola Municipal Margarida Orso Dalagassa, no Tatuquara, cursará o nível avançado no final do mês.
“Mesmo antes da pandemia e do ensino remoto, busquei essa formação para melhorar a prática em sala de aula, para sair do quadro e do giz. Aprendi novas técnicas e ferramentas, tem muita coisa que a gente pode fazer com os estudantes em um espaço maker”, conta a professora Suzana.
“Paralelamente, a escola se equipou para oferecer mais possibilidades aos estudantes e o laboratório de informática virou uma oficina de faça você mesmo”, lembra.
Como exemplo, ela cita atividades de leitura e compreensão de texto. “Em vez de ficar no quadro e com textos impressos, fomos para a lousa digital e eles movimentavam os parágrafos de maneira a fazer sentido, colocando as informações em ordem no texto. Além disso, criamos infográficos”, conta Suzana.
A professora Flávia Boçon, da mesma escola, também fará a terceira edição no dia 24. Para ela, além de aprender novos recursos e ferramentas, a formação trouxe uma nova maneira de encarar a ansiedade do dia a dia com os estudantes.
“Eu sempre tive muita ansiedade com os encaminhamentos das atividades, como seria, o que eles fariam, e trabalhar de uma maneira diferente, dando um estímulo para que eles resolvessem as questões, me ajudou muito”, conta a professora.
“Sempre gostei de coisas diferentes, sempre quis motivá-los, e dessa maneira fica mais fácil”, relata Flávia.
Veredas on-line
O programa Veredas Formativas já ofertou desde o início deste ano 74,7 mil vagas para ações que incluem cursos, palestras, workshops e seminários, todos no formato on-line devido à pandemia.
Os temas disponíveis para a educação são variados, desde escolarização do estudante com Síndrome de Down, programa Linhas do Conhecimento, Infância e Música, gestão, atendimento a estudantes migrantes, educação integral, entre outros.
O programa permite que cada profissional da rede curitibana de ensino escolha como fazer a formação continuada.
Autor:
SME
|
Fonte:
SME