Professoras propõem atividades diferenciadas em Ciências e Geografia

    Publicado por:  Rafaela Marinho da Silva

Atividades diferenciadas foram realizadas nesse primeiro trimestre nas áreas de Ciências e Geografia despertando a curiosidade e atenção de nossos alunos.

A professora Adelane Amaral trabalhou com os alunos do 5º ano A sobre Pirâmide alimentar e alimentação saudável. Após pesquisa sobre alimentos, seus principais nutrientes e os aditivos químicos que alguns recebem, os educandos elaboraram o cardápio de um dia e o compararam com o recomendado na nova pirâmide alimentar. Em seguida, desenharam seu próprio corpo e o preencheram com alimentos que costumam consumir no dia a dia. Nas aulas de informática, montaram uma apresentação no Power Point explicando sobre a pirâmide e os grupos de alimentos.

A professora Andressa Passenko realizou um trabalho sobre plantas com as crianças dos 3ºs anos, onde fizeram um relatório observando suas características, medindo seu comprimento, pesquisando nomes, etc.

Em Geografia, os alunos dos 3ºs anos  estavam estudando sobre as paisagens naturais, solo e relevo e as professoras Luciana Martins e Karla Diniz perceberam o interesse das crianças sobre os vulcões. Assim, pensaram em realizar a experiência do vulcão de argila com bicarbonato, vinagre e suco de morango para aguçar ainda mais a curiosidade de seus alunos.

As turmas dos 1ºs anos da manhã assistiram uma palestra sobre Defesa Civil no lar, ministrada pela Guarda Municipal Leoni Obadowski Ledur Moreira. Durante a palestra os alunos participaram realizando questionamentos e observações de situações que já haviam presenciado. Dentre os temas tratados destacamos o Cuidado com materiais de limpeza, que podem ser facilmente confundidos pelas crianças com bebidas, e remédios que podem parecer balas. A palestrante ressaltou a importância de manter esses objetos longe do alcance de crianças. Outro tema relevante foi o cuidado com os materiais que possam provocar incêndio, tomadas, panelas quentes, e o risco de afogamento em banheiras e baldes. A Guarda Leoni, a pedido da Prof.ª Mayara Ledur também relatou sobre alguns animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões, e apresentou também alguns tipos de plantas venenosas como o copo de leite e a mamona. Ao final da palestra os alunos ganharam um livro para ler com a família sobre o tema. Dessa forma a família também poderá estar ciente dos cuidados que muitas vezes evitam grandes tragédias. 

Autor: Ditmar Brepohl, EM | Fonte: Professoras