Professora da E M Rejane Sachette realiza apresentação no Congresso CONVIVER 2021

    Publicado por:  Maria Eliza Fernandes da Silva

O Congresso Conviver 2021, foi um encontro que uniu escolas, universidades e outras instituições comprometidas com a promoção da educação socioemocional e melhoria da convivência escolar.

A Escola Municipal Professora Rejane Mª S. Sachette, participa do Programa DIGA desde o ano de 2019 e desenvolve projetos relacionados aos objetivos do programa afim de proporcionar estratégias simples para resolução de conflitos na escola, como o Projeto Gentileza gera gentileza, entre outras ações que também envolvem toda a comunidade escolar.

A Professora Célia Cezario dos Santos, regente da turma do 5º ano C, que teve seu trabalho selecionado para ser apresentado neste Congresso, relatou como desenvolveu o trabalho com seus estudantes no isolamento social. (assista clicando aqui a palestra CONVIVER Sessão Interativa I - sala 01)

Em sua apresentação no dia 06 de outubro, destacou que devido a pandemia do COVID-19, a escola buscou se reinventar e pensando em maneira de não ficar tão distantes da vida escolar das crianças e dos estudantes, promoveram várias ações que aproximaram todos mesmo distantes, utilizando novas ferramentas tecnológicas e novas dinâmicas.

Para realizar uma aproximação maior entre a Professora Célia e seus estudantes, foram oportunizados vários encontros de vídeo chamada, através do Google Meet, que foram organizados através do grupo das famílias no Whatsapp.

Nos encontros obteve-se a participação da maior parte dos estudantes da turma, eles vivenciaram momentos que oportunizaram manter a todos o interesse pela vida escolar, através das trocas, dos relatos, das conversas e no bate papo do chat que aconteceram e estreitando ainda mais o vínculo entre todos.

Nos dias dos encontros, a Professora Célia com um olhar muito sensível, iniciava com um vídeo motivacional, abordando diversos temas como: diversidade, família, pandemia, relações, sentimentos, sonhos e tecnologias.

A interação entre os estudantes ocorria de maneira livre, onde podiam abrir seus microfones, quando sentissem vontade e faziam seus relatos. Também era proporcionado, nas vídeo chamadas, um momento com jogos interativos ou jogos produzidos através do programa Power Point pela professora, que também disponibilizava os jogos para as famílias através do Whatsapp e que sempre obteve o retorno destas propostas.

No seu relato, a Professora Célia, reforça que seu maior aprendizado com a pandemia e a nova realidade do ensino remoto foi se reinventar, aprender coisas novas e trazer outras possibilidades de ensino, com novas dinâmicas para dentro da escola.

Quando lhe é questionado de como podemos encorajar outras pessoas a se reinventar, a professora destaca que é uma construção, que só é possível através do suporte que têm no seu trabalho, principalmente em relação a dinâmica da escola, relatando sua experiência no ensino remoto e o trabalhar em casa.  

Relata a importância da equipe gestora, que fez toda a diferença no ano de 2020, se demonstrando preocupada com seus profissionais. Descreve o início do “Projeto Melhor Viver” que foi um projeto 100% online e dedicado a saúde mental dos  profissionais, onde foram realizadas palestras com profissionais de várias áreas, trocas de experiências entre os próprios profissionais e compartilhamento de ideias. Um projeto que fortaleceu a equipe, manteve a motivação do trabalho, o vínculo entre nós mesmos e estudantes.

A Professora Célia finalizou sua fala, destacando a importância da equipe estar disposta a um dar suporte ao outro nas pequenas ações, mesmo diante das dificuldades e dos obstáculos agora superados. Não desistir e persistir, fazendo sempre o melhor no seu trabalho. Neste mesmo dia é recepcionada e homenageada pela Equipe Gestora da escola.

 

Autor: Maria Eliza Fernandes da Silva | Fonte: Diretora Lígia Correia Ogurtsova
00316060.jpeg
Participação Prof. Célia
1/6