Professor Simão Stczaukoski, parceiro da escola!

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

Foi com alegria que no dia 25 de agosto recebemos na escola o professor José  Simão (pai da professora Thalita Gambeta) que veio até o Anísio compartilhar sua experiência de vida, após ter perdido a visão aos 17 anos. A visita doe José Simão veio complementar as aulas da professora de Educação Física, Valéria Urbanik. O aluno Nicolas da Cruz Amancio do 5º ano B que guiou o professor relatou como foi a visita:

 

Ontem recebemos a visita do professor Simão, pai da professora Thalita. Ele veio até escola falar sobre judô. Contou que ficou cego com 17 anos e aprendeu a lutar depois que ficou cego. Já foi campeão brasileiro de judô e foi nos jogos paralímpicos de Seul.

Ele explicou que não podemos usar os ensinamentos do judô na rua pra bater no outros e ensinou que judô significa “Caminho Suave”.

Achei legal porque ele chamou as crianças pra ensinar os golpes. Eu fui no tatame e ele me aplicou dois golpes e eu consegui aprender. Ele também fez os golpes nos professores. Fiquei impressionado com a força dele e de como ele sabia os golpes mesmo sendo cego.

Além de dar aulas de judô, ele é professor de Braille e soroban para crianças e adultos cegos.

Gostei muito de ver e ouvir ele contar sobre todas as coisas que faz, de como é independente e esforçado para superar suas dificuldades.

Viva os parceiros da educação que vêm até escola somar no processo educativo!

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
00080132.jpg
lkjoi
1/3