PROFESP em Ação nas Escolas Públicas

Publicado por:  Alaiucelene Pereira Franca

PROFESP

O Exército Brasileiro sempre esteve na vanguarda das Ações Sociais no País. Desde sua fundação até os dias atuais vêm promovendo a melhora da qualidade de vida e o desenvolvimento Brasileiro nas mais diversas frentes. De construção de pontes para a redução das distâncias ao combate de epidemias que assolam a população. Atende crianças e adolescentes, comprovadamente carentes, localizadas em bairros desprovidos de meios para a prática desportiva e que sejam distantes da cidade, matriculadas na rede pública de ensino estadual e municipal, promovendo diminuição da situação de exclusão e risco social das crianças e adolescentes, de forma direta e indireta. Criando gosto pelo esporte, auxiliando no processo de educação, saúde, conhecimentos pessoal e social e desenvolvendo habilidades motoras, aliadas ao equilíbrio emocional, civismo, disciplina, dedicação e ética.

O PROFESP (Programa Força no Esporte) visa promover através da prática esportiva, a integração social, a prevenção à doença e promoção da saúde, a prevenção á marginalidade e à violência contra as crianças e adolescentes, por meio de mecanismos que possibilitem a inclusão social, a valorização da cidadania, a inserção no trabalho e a permanência dessas pessoas nas atividades físicas, esportivas e de lazer, como um processo social de desenvolvimento e fator de preservação da soberania, fatores que seguramente justificam a proposta.

O referido projeto possui como objetivos:

- Oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral;

- Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade;

- Desenvolver valores sociais;

- Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras;

- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida (auto-estima, convívio, integração social e saúde);

- Contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais.

Com meta qualitativa, o Módulo oferecerá atividades esportivas, reforço alimentar, reforço escolar, arte-educação e educação para a saúde, contribuindo, assim para a melhoria da relação criança-adolescente-família-sociedade (proteção social e integral), formando um cidadão crítico e participativo, em busca de sua autonomia.

Fazem parte deste programa que teve início no dia 09/05/17 as unidades:

- Escola Municipal Jaguariaíva – NRE - BV;

- Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag – NRE - CJ;

As mesmas estão sendo atendidas no CINDACTA II.

São atendidos em média 300 estudantes neste programa.

Autor: Gerência de Projetos Educacionais | Fonte: Marcia Cristina Ortiz Frigato
PROFESP II