Processos de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental Práticas e reflexões

    Publicado por:  Elaine Levandoski

      No dia 6 de outubro os diretores e pedagogos de CMEI’s e escolas do Núcleo Regional de Educação Boa Vista reuniram-se no auditório 3 da Rua da Cidadania – Boa Vista para discutir sobre os processos de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, com a pauta: Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para inclusão da criança de 6 anos de idade; percurso de transição na RME; relato de prática CMEI Vila Nori e EM Pilarzinho e orientações sobre transição.

     Para além das discussões e reflexões acerca do tema, ouviram colegas relatarem sobre experiências exitosas planejadas e efetivadas durante o ano, demonstrando que “A transição da criança do CMEI para a escola é um processo que permeia toda essência da criança na educação infantil, não somente nos últimos meses quando está prestes a ingressar na escola, mas um processo contínuo.” (CMEI Vila Nori e EM Pilarzinho).

    “Embora cada unidade já venha realizando suas ações de aproximação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a reunião de transição proporcionou repensar em maneiras de realizar essa passagem para a outra etapa da Educação Básica de forma mais sensível, garantindo os direitos da criança, bem como compreendendo seus pontos de vista e expectativas quanto ao Ensino Fundamental”, diz Sandra Bassani, pedagoga do Núcleo de Educação Boa Vista.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: Equipe Pedagógica - NREBV
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Transição Ed. Infantil para o Ens. Fundamental
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