“A criança não é o futuro homem, uma futura mulher ou um futuro cidadão. Ela é uma pessoa titular de direitos, com uma maneira própria de pensar e de ver o mundo. A escola deve propor, desde a educação infantil, as experiências sobre as quais será possível fundamentar seus saberes, seus conhecimentos e suas habilidades”. Francesco Tonucci
As instituições de educação infantil vivenciam todos os anos o ingresso e a saída de crianças no seu contexto educativo, acolhendo as que chegam e se despedindo das que vão para outra instituição. Esse transitar das crianças, ou seja, suas trilhas, seus percursos, suas passagens, suas andanças, suas travessias e caminhadas marcam suas vidas, portanto os adultos envolvidos nesse processo, família e profissionais, precisam mobilizar ações que garantam a vivência dessas passagens de forma mais tranquila, sem angústias ou preocupações. O ingresso das crianças numa instituição requer uma articulação entre família e profissionais que possibilite que a criança sinta-se acolhida, reconhecendo aos poucos novas formas de convivência no coletivo. Já a transição requer uma articulação entre família e profissionais, entre os(as) profissionais atuais e os que virão a fazer parte da vida da criança e entre crianças de diferentes faixas etárias. As crianças têm muito a nos dizer sobre as relações que estabelecem entre si e com o mundo, principalmente a respeito de situações que geram curiosidades e anseios. Conforme o Parecer 20/2009, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) Cada criança apresenta um ritmo e uma forma própria de colocar-se nos relacionamentos e nas interações, de manifestar emoções e curiosidade, e elabora um modo próprio de agir nas diversas situações que vivencia desde o nascimento conforme experimenta sensações de desconforto ou de incerteza diante de aspectos novos que lhe geram necessidades e desejos, e lhe exigem novas respostas. Assim busca compreender o mundo e a si mesma, testando de alguma forma as significações que constrói, modificando as continuamente em cada interação, seja com outro ser humano, seja com objetos. (BRASIL, 2009, p. 7). Pensando nessa transição as professoras das turmas dos Prés II levaram as crianças até a Escola Municipal Madre Teresa de Calcutá, onde elas puderam conhecer as salas, a Biblioteca, a sala de computação, o parque e a quadra poliesportiva, ouviram histórias e músicas, interagiram com as crianças da turma do 1º ano e brincaram no parque infantil.
Autor:
Heloise Helena Lemes
|
Fonte:
CMEI Arnaldo Agenor Bertone