Primeira semana de aulas presenciais traz a alegria do reencontro

    Publicado por:  Maria Duarte

Crianças e estudantes da rede municipal de ensino que optaram pelo formato híbrido de ensino, com aulas presenciais e videoaulas da TV Escola Curitiba, estão animadas de voltar a frequentar o ambiente escolar. Esse primeiro grupo está nas salas de aula desde segunda-feira (2/8).

Os grupos A e B se alternarão com uma semana na escola e uma semana em casa, assistindo às videoaulas.

“O que eu mais sentia falta era de ver as 'profes'”, disse a estudante Letícia Mikaela Santos do Nascimento, do 4º ano da Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo, no bairro Parolin.

Letícia gosta de matemática e de desenhar. “Aqui é mais gostoso aprender”, contou.

Esta quinta-feira (5/8) foi dia de entrega dos kits pedagógicos para os estudantes do ensino remoto na escola Nansyr Cecato. As mesas com as atividades são organizadas conforme o ano e com distanciamento. “Por enquanto estamos com 25% de ocupação, com este primeiro grupo que começou no dia 2”, explicou a vice-diretora da unidade, Lilian Karla Postai Muller.

O clima também é de reencontro na Escola Municipal CEI Expedicionário (Novo Mundo), onde as aulas presenciais já haviam começado em 19 de julho para os estudantes do Leia+, programa que atende crianças com maior dificuldade no ensino remoto,

Segundo o diretor Adriano Borecki, cerca de 30 estudantes estão no presencial neste momento e já se costumaram ao distanciamento necessário e aos cuidados reforçados na higiene.

Henryque de Melo de Almeida foi um dos primeiros a voltar para o CEI Expedicionário, no último dia 19. Para ele, rever os amigos foi o melhor. “Não via a hora de estar aqui de volta”, disse o menino.

Na Escola Municipal Professor Brandão, no Alto da Glória, os cuidados com o distanciamento e a higienização já estão incorporados e todas as crianças que optaram pelo híbrido estão na escola, mesmo com o frio intenso dos últimos dias. “Os professores estão pegando firme nos conteúdos desde o primeiro dia”, relatou a diretora Ednéia Aparecida Dias.

No CMEI Centro Cívico, as crianças não viam a hora de voltar. A diretora Ana Beatriz Cerqueira conta que o aluno Enzo de Sousa Prado dormiu com a mochila e acordou às 5h no primeiro dia de aula. “Eles estavam ansiosos demais, a volta tem feito muito bem às crianças”, avalia a diretora.

Enzo e a irmã Ísis de Sousa Prado estão no formato híbrido, assim como Helena Araújo, matriculada no pré e que estrou este ano na unidade. Jonas Araújo, o pai da Helena, disse que a filha ficou feliz em começar a frequentar uma escola este ano.

“Nos últimos meses ela estava acompanhando as videoaulas em casa, mas, como trabalhamos de casa também, eu a mãe dela acabávamos dando umas broncas para que ela prestasse atenção, e aí ela começou a fazer associações negativas dessa rotina. Acreditamos que o ambiente da escola é muito mais adequado e que ela poderá se desenvolver melhor”, analisou o pai.

Jonas contou que ele e a esposa tiveram covid mas, como estavam vacinados, foram assintomáticos. “Fizemos o isolamento, tudo direitinho. Agora, tomando os devidos cuidados, espero que as coisas voltem ao normal”, comentou.

Escolas abertas

Na última segunda-feira (2/8), todas as 415 unidades da rede municipal de ensino de Curitiba (185 escolas e 230 Centros Municipais de Educação Infantil) reabriram para receber as crianças e estudantes do ensino híbrido (presencial + videoaulas da TV Escola Curitiba).

No último dia 2, o retorno foi para os matriculados nos 9º e 8º anos (Ciclo IV) e 5º e 4º anos (Ciclo II). Na educação infantil, voltaram pré e maternal II. A partir da próxima segunda-feira (9/8), voltam também os mais novos, do 1º ao 3º e do 6º e 7º anos.

A partir daí todos os anos se alternam em grupos A e B, frequentando a unidade semana sim, semana não, dentro do limite de 50% da ocupação.

Aqueles que optaram pelo formato exclusivamente remoto (videoaulas + kits pedagógicos) precisam acompanhar a TV Escola Curitiba e retirar, a cada 15 dias, os kits pedagógicos nas unidades.

LEIA MAIS

Autor: SME | Fonte: SME
00305901.jpg
volta
1/1