Primeira Infância: em Brasília, Conselhão instala grupo de trabalho nesta quarta-feira (23/8)

    Publicado por:  Maria Duarte

A secretária municipal da Educação de Curitiba e presidente do Conselho dos Secretários Municipais da Educação das Capitais (Consec), Maria Sílvia Bacila, participou, nesta quarta-feira (23/8), em Brasília (DF), da instalação do grupo de trabalho “Primeira Infância”, do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), com a presença do presidente em exercício, Geraldo Alckmin.

O grupo terá o objetivo de colaborar para o avanço das políticas públicas voltadas a essa faixa etária, com foco na garantia dos direitos das crianças. “Governo tem que interagir e estimular a participação de todos, pois assim melhores serão os resultados. Governar é escolher e o governo escolhe a primeira infância”, comentou Alckmin.

Também estiveram presentes Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, e Camilo Santana, ministro da Educação, além de representantes de diversos estados.

“Já temos planos municipais pela primeira infância em seis capitais brasileiras, e outras estão desenvolvendo os seus. Curitiba fez seu plano no ano passado”, destacou Maria Sílvia.

“Esse é um documento muito importante. Promover a elaboração desse documento abre um diálogo muito importante intersetorial, reunindo em torno de uma causa diferentes setores da sociedade. Ao elaborarmos o nosso, todos os segmentos perceberam como é fundamental a participação de todas, da saúde ao urbanismo, passando pela educação”, comentou.

O “Conselhão” é um órgão consultivo vinculado à Presidência da República. O Todos e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) serão responsáveis pela relatoria técnica das atividades do grupo. Este é um dos oito grupos de trabalho formados a partir do “Conselhão” que serão instalados ainda neste ano. 

Representação nacional

No mês passado, a secretária Maria Sílvia participou da instalação do Comitê Estratégico Nacional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A solenidade foi realizada no MEC.

Por meio do Conselho Nacional de Secretários da Educação das Capitais (Consec), a secretária de Curitiba articulou a participação da capital do Paraná no comitê.

“Isso garante que as capitais tenham voz dentro desse comitê, o que é muito importante nos encaminhamentos após a adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, esclarece Maria Sílvia.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi estabelecido pelo Decreto Nº 11.556, de 12 de junho de 2023 e visa garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental; além de recompor as aprendizagens daquelas afetadas pela pandemia.

O Consec

O Conselho Nacional de Secretários da Educação das Capitais, presidido por Curitiba, foi criado durante a pandemia da Covid-19 para tratar as questões e desafios comuns às grandes cidades.

Atualmente, o grupo congrega as 26 capitais de Estados e conta com a participação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). As articulações que agregaram os gestores das capitais começaram por iniciativa de Curitiba.

 

 

Autor: SME | Fonte: SME
00432869.jpg
Primeira Infância
1/2