Na tarde do dia 7 de março os estudantes da E. M. Francisco Hubert participaram de uma aula de campo no Parque Histórico da Vilinha, a primeira da Regional Boqueirão em 2022. Os Curitibinhas puderam observar o local onde os garimpeiros se estabeleceram no século XVII. A coordenadora do Centro Cultural da Vilinha, Andréia Menezes mediou a aula de campo e encantou os estudantes com seus ensinamentos.
Andréia Menezes contou aos estudantes que Ébano Pereira comandou a exposição que saiu de Paranaguá em busca de ouro e se estabeleceram às margens do Rio Atuba.
A história da fundação de Curitiba é contada também através da Lenda de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (padroeira de Curitiba).
Os primeiros povoadores tinham especial devoção por Nossa Senhora da Luz. Desde a primeira capelinha, passando pela Antiga Matriz até a atual Catedral Basílica, Nossa Senhora da Luz vislumbrou o desenvolvimento e o progresso do povo curitibano e paranaense.
A primeira imagem, portuguesa, feita em terracota, foi trazida pelos colonizadores na primeira metade do século XVII. Ocupou o trono na antiga capelinha e hoje é parte do acervo do Museu Paranaense.
Os estudantes ficaram encantados com a exposição do artista Nilson Müller, criada para o espaço, autor do álbum de figurinhas do Zequinha, criou uma série em quadrinhos, onde ilustra a história da fundação da cidade.
No espaço há um Centro Cultural para espetáculos e cursos para comunidade, há ainda uma pequena trilha onde observaram algumas espécies de árvores, observaram o rio Atuba e o som da Natureza local.
Autor:
Analine e Luana
|
Fonte:
Programa Linhas do Conhecimento