Presidente do CME de Curitiba participa do Painel 1 que discutiu a Temática - Cidadão e Políticas Públicas, no II Seminário Democracia e Participação Cidadã

Publicado por:  Silvana Cordeiro de Mello

O evento que foi promovido pelo Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP e o Portal dos Conselhos aconteceu no dia 12 de agosto no Centro de Educação Permanente/Salão de Atos – Parque Barigüi e reuniu conselheiros municipais governamentais e não governamentais, servidores municipais e demais convidados.

O objetivo do Seminário foi debater e refletir sobre o fortalecimento dos conselhos municipais a partir da representatividade democrática para efetivação das políticas públicas em Curitiba.

A presidente do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME, conselheira e professora Berenice Valenzuela de Figueiredo Neves, fez uma explanação no período da tarde, no Painel 1 que desenvolveu a temática “Cidadão e Políticas Públicas”, apresentando o CME, sua trajetória, os avanços e desafios frente ao tema proposto. Evidenciou a “função normativa” do CME, responsável pelo estabelecimento de Normas para o Sistema Municipal de Ensino de Curitiba – SISMEN e de deliberações fundamentais sobre assuntos relativos ao processo educacional das instituições que o compõem.

Além do CME, participaram deste Painel os presidentes dos Conselhos Municipais da Assistência Social (Pedro Braga Carneiro), dos Direitos da Mulher (Roseli Isidoro) e do Emprego e Relações do Trabalho (Zildo Costa).

Foi desenvolvida a seguinte Programação:

Manhã

9h – Abertura

- Portal dos Conselhos Municipais de Curitiba – Andréa Duarte/IMAP

- Programa de Fortalecimento dos Conselhos – Maria de Fátima Floriani/IMAP

- Observatório dos Conselhos – Prof. Dr. Huáscar Pessali/UFPR

10h – Palestra: “Trajetória de construção e efetivação das Políticas Públicas”

Prof.ª Dr.ª Maria da Glória Gohn/UNICAMP

Mediadora: Prof.ª Dr.ª Liana Maria da Frota Carleial / IMAP

11h – Debate

Tarde

14h – Painel 1: “Cidadão e Políticas Públicas”

Participação dos Conselhos Municipais da Educação, da Assistência Social, dos Direitos da Mulher e do Emprego e Relações do Trabalho.

Mediador: Igo Martini, da Assessoria de Direitos Humanos

16h – Debate

14h – Painel 2: “Cidade e Políticas Públicas”

Participação dos Conselhos Municipais da Cidade de Curitiba, da Cultura, do Meio Ambiente e de Proteção Animal.

Mediador: Miguel Roguski/IPPUC

16h – Debate