Na tarde desta quinta-feira (28/11) aconteceu a premiação das equipes vencedoras da Gincana Virtual, promovida pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. A competição envolveu 500 estudantes, de turmas do 1.º ao 5.º ano, de 18 Centros de Educação Integral (CEIs) e serviu para estimular ações de cidadania, com impactos positivos na comunidade, a partir do uso de tecnologias educacionais. O tema neste ano foi “Grafite: a arte das ruas”.
A Equipe Movimento, do CEI do Expedicionário ficou em primeiro lugar, com 924 pontos. Cada integrante da equipe recebeu como prêmio um tablet e um ingresso para um espetáculo na Arena Digital, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no Prado Velho.
Durante três meses, os estudantes tiveram cinco desafios para cumprir. A primeira tarefa foi a criação de um blog sobre o projeto, no qual deveriam ser desenvolvidos os demais desafios. O passo seguinte exigiu que as crianças percorressem a região e registrassem com imagens, o ambiente da comunidade, tanto a pichação quanto o grafite. Como terceiro desafio os estudantes precisaram descobrir de forma prática, a diferença entre pichação e grafitagem. Com a utilização da técnica de estêncil, os estudantes deixaram o espaço da escola mais agradável. A criação de um rap foi o desafio seguinte. Com o rap, os alunos expressaram as diferenças entre o que é pichação e grafitagem. O último desafio foi a apresentação de todo conteúdo aprendido para a comunidade escolar.
A equipe Movimento foi orientada pela professora Priscila Barth, que considerou a gincana uma excelente oportunidade para desenvolver com os estudantes formas diferenciadas de ensino. Por meio dos desafios, os estudantes aprenderam a superar seus limites. “Os mais tímidos tiveram que produzir, ler e publicar textos no jornal eletrônico. Trabalhamos leitura e escrita em matérias, e outras produções, como a composição do rap. Acredito que essa superação tenha sido a melhor de todas as premiações”, disse Priscila.
Evandro Alves dos Anjos disse: “As pessoas têm pensamentos diferentes, mas tentamos mostrar com nossos trabalhos que se quer deixar uma marca a pessoa deve pensar no caminho da arte que é o grafite e não na pichação que é um crime. Amei o tablet e agora vou continuar minhas produções digitais sobre grafite com ele”.
Equipe Movimento:
· Professora Priscila
· Alysson Vinicius Pereira Alves - 5º ano B
· Ana Carolina Rybinski - 3º ano B
· Evandro Alves dos Anjos - 3º ano A
· Giovanna de Souza Macedo - 5º ano B
· Larissa Czusz de Oliveira - 4º ano A
· Milena Melo Bueno - 2º ano B
· Victor Emanuel de Souza Camargo - 2º ano A
Para conhecer o trabalho da Equipe Movimento, acesse o blog:
http://equipemovimento1.blogspot.com.br/
Parabéns à toda Equipe!
Autor:
CEI do Expedicionário, EM
|
Fonte:
www.cidadedoconhecimento.org.br/ CEI do Expedicion