Premiação da 4ª Gincana Virtual

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

A equipe," Se liga, teixeirinh@" esteve presente hoje na premiação da 4ª Gincana Virtual, que aconteceu no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação. A gincana virtual deste ano tinha como tema, Bullying não é Brincadeira, e propôs aos nossos estudantes uma série de atividades aliando o exercício da cidadania aos recursos tecnológicos.

Foram cinco desafios regulares e um desafio surpresa que colocou esta galerinha para refletir e contagiar os colegas. O primeiro desafio era  a apresentação da equipe,e então cada integrante escolheu um lugar da escola para tirar sua foto.

O segundo desafio vinha propondo uma reportagem a ser publicada no Jornal Extra! Extra!.Para cumprir esta prova as crianças aplicaram um questionário a todos alunos e funcionários, questionando se eles já haviam sofrido ou cometido bullying (e outras perguntas relacionadas ao tema). Após a tabulação dos dados elaboraram coletivamente o texto proposto. 

Para a realização do terceiro desafio, contamos com o auxílio da professora Millene Camargo, que juntamente com o Coral Canta Teixeirinha, construiram uma paródia da música Lugar ao Sol (Charlie Brown Jr.). O quarto desafio tinha como proposta a contrução de uma apresentação utilizando o programa Powtoon (www.powtoon.com), os estudantes simularam situações de bullying em fotografias, e então orientaram como proceder em caso de bullying na escola.

Puxa, ai no meio do caminho surge um desafio surpresa, utilizando o programa voki (www.voki.com). As crianças utilizaram este software para criar um avatar e através dele deram seu recado: O bullying está por fora e não é brincadeira, seja você a paz no mundo.

O quinto e último desafio era a construção de uma história em quadrinhos utilizando o programa Toondon (www.toondon.com). A equipe optou por brincar com personagens fictícios (fantasma, extraterrestre e homem das cavernas), para dizer que o bullying não tem mesmo nada haver!

Com a sensação de dever cumprido a equipe foi premiada e está pronta para continuar combatendo o bullying em nossa escola e na sociedade como um todo. Cada estudante, e eu também (eba), recebemos um tablet de presente. A alegria das crianças era sem tamanho!

Não posso deixar de ressaltar que em nenhum momento eu realizei as atividades sozinhas com minhas equipe, estive bem amparada pelas colegas da escola, a equipe pedagógica e administrativa do Anísio e a todos da equipe das Tecnologias Educacionais (que deram todo suporte necessário para a realização dos desafios e respondiam meus e-mails de forma instântanea).A vocês toda minha gratidão!

Confiram nossas atividades:  https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/gincana-virtual/7217  . Já aguardamos a 5ª Gincana Virtual em 2016!

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
00092735.jpg
gfhyte
1/1