Prefeitura vai produzir máscaras 3D para os profissionais de saúde

Publicado por:  Vanessa Alves de Oliveira

Com o apoio de 21 impressoras 3D cedidas pela Secretaria Municipal da Educação, o FabLab da Prefeitura de Curitiba, na Rua da Cidadania do Cajuru, deve começar a produzir, nesta quinta-feira (26/3), máscaras em impressão 3D para profissionais da saúde de Curitiba.

Os equipamentos integravam os espaços maker dos Faróis do Saber e Inovação, que agora estão com as atividades suspensas temporariamente devido ao coronavírus.

A expectativa é fabricar 220 unidades por dia no FabLab.

“A iniciativa ajudará a equipar quem vai ter contato mais direto com os pacientes suspeitos da covid-19”, explica o prefeito Rafael Greca.

“As impressoras que já beneficiaram estudantes e comunidade em projetos de inovação agora reforçam a mobilização contra o coronavírus na cidade. Esses equipamentos fazem parte do projeto dos faróis do saber e inovação, já reconhecido pelo MIT, o Massachusetts Institute of Tecnology, desde 2018”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

“Fazemos parte da rede de aprendizagem criativa. Em Curitiba, a educação é inovadora na prática”, ressalta.

As 21 impressoras dos Faróis do Saber e Inovação começaram a ser levadas ao FabLab nesta terça-feira (24/3). Além disso, as três impressoras já instaladas no local serão usadas na produção.

Vários órgãos do município, como Secretaria da Educação, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Fundação de Ação Social (FAS), além de empresas privadas, se mobilizaram para implantação da linha de produção de máscaras em impressão 3D no FabLab.

As impressoras 3D irão produzir o suporte das máscaras e será preciso um grande volume de filamentos poliméricos, a matéria-prima de fabricação.

Empresas e mesmo pessoas que tenham a impressora 3D podem se unir a este grande esforço de toda a cidade e doar filamentos para a produção da estrutura das máscaras.

A chapa frontal transparente da máscara (que cobre o rosto) será adquirida pela Prefeitura.

Autor: NRE Matriz | Fonte: Secretaria Municipal da Educação
Prefeitura vai produzir máscaras 3D