Prefeitura de Curitiba chama mais 506 professores de Docência I pelo PSS

    Publicado por:  Maria Duarte

No início de março, a administração municipal vai chamar mais 506 professores Docência I para compor o quadro de profissionais da rede municipal de ensino. O trabalho de contratação de professores e funcionários da Educação é permanente no município, tanto pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) como por concurso público.

Atualmente, a rede municipal de ensino tem cerca de 17 mil profissionais, entre professores, pedagogos, inspetores e auxiliares.  No ano passado, foi realizado concurso público para diversas áreas, entre elas a Educação (589 vagas, sendo 256 de professor de Educação Infantil, 175 de Auxiliar de Serviços Escolares, 147 de profissional do Magistério Docência I (147 vagas) e 11 vagas de profissional do Magistério Docência II – Educação Física.

No ano passado, foram chamados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) 1554 profissionais, entre educação infantil, Docência I e Docência II.

A Prefeitura já divulgou, na quarta-feira (22/2), novo chamamento para Educação Infantil.  Professores que participam do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Prefeitura de Curitiba (Edital 1/2022) e já tiveram a sua documentação aprovada estão convocados para a assinatura dos contratos e escolha das unidades onde vão trabalhar.

As convocações foram publicadas em Diário Oficial pela Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), que coordena todo o processo de seleção dos profissionais, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, seguindo com rigor as regras estabelecidas no edital do PSS. A convocação também está disponível no site da Prefeitura de Curitiba.

Integral

Os chamamentos também contemplam o aumento da oferta de turmas com o ensino integral no tempo ampliado. O aumento da oferta é feito de maneira gradativa, e depende da estrutura das unidades e da demanda da comunidade.

O integral permite que o estudante permaneça com até 9h de atividades na escola e garante acesso a ações pedagógicas diferenciadas, como práticas de movimento, ciência e tecnologia, matemática, Língua Portuguesa, entre outras. A alimentação escolar também é adequada ao tempo em que permanecem na unidade educacional.

Até o final deste ano, 156 unidades devem ter o integral. E em 2024 essa opção abrangerá as 185 escolas municipais, que deverão ter pelo menos parte das turmas com opção do integral ou atividades nas UEIs próximas.

O número de escolas municipais com oferta da educação integral em tempo ampliado já subiu de 86 para 126, desde 2017. São atendidos 55 mil crianças e estudantes em período integral, em turmas da educação infantil e do ensino fundamental. Em 2017, eram atendidos 42 mil.

 “Nosso entendimento é qualificar e ampliar essa oferta, começando com parte das turmas e na sequência aumentando esse número, dentro da capacidade da rede.  Começaremos com as turmas que apresentem maior demanda. Lembrando as famílias que preferirem o período regular, seja manhã ou tarde, podem continuar assim”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Em março de 2018, a capital do Paraná já havia atingido, antes do prazo previsto, a meta do Plano Municipal de Educação de oferecer tempo integral em metade das escolas da rede. Eram 92 escolas integrais, o equivalente a 50,2% da meta proposta.

 

Autor: SME | Fonte: SME