Prefeitura cumpre cronograma e deposita parcela do Fundo Rotativo

Publicado por:  Vanessa Viol Moretti

Começa a ser depositado nesta sexta-feira (10), na conta do Fundo Rotativo da Educação, a primeira das cinco parcelas anuais do recurso. São cerca de R$ 2,4 milhões que estarão nas contas abertas em nome dos diretores de 361 unidades escolares.

Os gestores terão a possibilidade de utilizar o dinheiro a partir de quarta-feira (15). O intervalo entre o depósito na conta do Fundo e a liberação nas contas dos gestores ocorre porque a operação de repasse é feita uma a uma, a partir do dia útil seguinte ao depósito.

Cada unidade recebe de R$ 6 mil a R$ 30 mil por bimestre, de acordo com o número de alunos e o porte da escola ou centro de educação integral. Isso significa de R$ 30 mil a R$ 150 mil por ano.

Já os centros municipais de educação infantil, de acordo com os mesmos critérios, têm aportes bimestrais de R$ 2,6 mil a R$ 12,3 mil – equivalentes a R$ 13 mil até R$ 62 mil por ano.

O que pode ser feito

Com o recurso, os diretores podem contratar diretamente a execução de serviços de manutenção, melhoria e pequenos reparos. O aporte também permite comprar bens relacionados à atividade educacional. As cinco parcelas bimestrais contemplam os meses do ano em que há atividade escolar (de fevereiro a novembro).

Das unidades legalmente aptas a participar do Fundo, 31 terão que esperar mais alguns dias para usar a verba. São as que têm novos diretores. Eles precisaram se cadastrar no banco e seus cartões ainda não foram liberados. A demora já era prevista e foi comunicada previamente aos gestores.

Esforço

Essa é a primeira vez desde a implantação do Fundo Rotativo, no ano passado, que o recurso é pago no próprio bimestre em que ele deverá ser usado. “Com o cumprimento do desembolso programado, os gestores têm mais prazo para planejar e executar suas despesas”, observa o coordenador da área de Recursos Descentralizados da Secretaria da Educação de Curitiba, Adriano Guzzoni.

Para melhor usar o recurso ao longo do semestre, conta Guzzoni, os diretores escolares que já estavam no cargo participarão de um treinamento na próxima segunda-feira (13). Os novos, que já passaram pela atividade, mas em outro momento, ainda serão informados sobre como lançar os dados referentes às despesas no sistema eletrônico de gestão do recurso.

Postado por: FABIANA FERNANDES
Fonte: Secretaria Municipal da Educação
Data de publicação: 10/03/2017

Disponível em: http://cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=42097