Prefeitura agradece o trabalho dos professores pelo futuro de Curitiba

    Publicado por:  Maria Duarte

Nesta quarta-feira (15/10), o prefeito Rafael Greca cumprimentou os professores pelo seu dia e destacou a importância do trabalho que realizam. Greca agradeceu os profissionais durante a entrega da colmeia do programa Jardins de Mel na Escola Municipal de Educação Especial Helena Antipoff, ao lado da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

“É com grande alegria que eu quis vir aqui para agradecer o trabalho de vocês. É simbólica esta minha visita porque ela quer significar a doçura de ensinar”, disse o prefeito. 

Curitiba tem cerca de 18 mil profissinais da Educação trabalhando em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). 

A escola de educação especial do Boqueirão foi escolhida para a ocasião pela missão de seus professores, que fazem da condição da superação da deficiência o seu magistério. A unidade atende 336 estudantes de até 24 anos de idade, desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

“Essa missão extraordinária é um bem inestimável, um bem que a sociedade aplaude e aprova”, completou o prefeito.

“Agradecemos às professoras e aos professores sobremaneira à sua docência, que é uma palavra que rima com essência, o jeito de ser de cada um para o bem da sociedade como um todo. Quanto melhores forem tratadas nossas crianças, tanto melhor vai ser a Curitiba que está nascendo dentro das escolas. Esta é sua missão, a doce missão de ensinar”, completou o prefeito.

Programação especial

Além das tradicionais homenagens, o Dia do Professor teve programação recheada nesta terça-feira para os educadores da rede municipal de ensino.

Além de opções culturais e formações, foram lançadas duas publicações, um livro de contos de sala de aula das unidades da rede e o “Escrevivências da EJA em contos de fada”, com relatos de estudantes Educação para Jovens e Adultos.

“Não posso deixar de dizer de minha admiração pelo trabalho de todos que se dedicam a esta profissão, uma profissão que nasce com a missão de transmitir conhecimento”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

“É melhor ser chamado de professor do que de doutor”, completou a secretária, lembrando dos ensinamentos do pai. A secretária é filha do renomado cientista, médico e professor Metry Bacila que, entre outras pesquisas, se dedicou ao estudo da bioenergética e metabolismo.

“Foram as mulheres que fizeram esta profissão se erguer e prosperar. Viva essa força”, acrescentou Maria Sílvia.

O dia também teve palestra de Leila Navarro e os profissionais assistiram aos shows de As Brejeiras e da Big Time Orchestra.

Mais atrações

O mês de outubro também traz outras atrações relacionadas às artes que enriquecem a semana do Dia do Professor.

A Semana de Arte, Cultura e Literatura será realizada de 14 a 19 de outubro. É voltada à formação cultural de profissionais da rede municipal de ensino de Curitiba, da Fundação Cultural e da comunidade. 

Saiba mais

 

Autor: SME | Fonte: SME