Nesta sexta-feira (17/03), o prefeito Rafael Greca viu em primeira mão a escultura O Minerador, feita com jornal, fita crepe, crepom, tinta guache, pedra brita, cola glitter, juta, massa de modelar e galhos de árvore pelas crianças da turma do Pré II do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Amélia, no bairro da Fazendinha. A obra é um dos trabalhos preparados pelas crianças das creches da Regional Portão e que serão expostos na Rua da Cidadania da Fazendinha neste sábado (18/03).
A escultura é parte do trabalho que as professoras Denise Chenisz e Kátia Cristina Ferreira Pereira desenvolveram com as crianças de 4 e 5 anos para marcar as comemorações pelo aniversário de Curitiba. Elas também fizeram rodas de conversa e exploraram fotos e imagens antigas da cidade.
Ousadia pedagógica
O prefeito ficou feliz ao ver as crianças contando com entusiasmo a história da cidade de forma espontânea, como se fosse uma brincadeira. “É lindo recordar as sesmarias dos capitães Baltazar Carrasco dos Reis e Mateus Leme, que disputavam as lavras de ouro de Curitiba. O que vejo aqui é uma ousadia pedagógica dessas professoras: ensinar história antes do letramento. Sou grato a todos os professores da rede municipal de ensino pela qualidade do trabalho que fazem”, disse Greca.
A ideia das professoras surgiu depois que elas viram uma publicação do prefeito em uma rede social no dia 24 de fevereiro. Ao visitar a Rua Eduardo Sprada, ele mencionou o Parque da Sesmaria. “O nome vem da lavra de ouro ali já existente que pertenceu ao pioneiro Baltazar Carrasco dos Reis (1640)”, dizia, na publicação.
A diretora Fernanda dos Santos Batista explica que as professoras decidiram pesquisar o assunto relativo aos Tropeiros e viram que o tema poderia despertar o interesse das crianças. Entre as atividades, crianças e professoras lavaram pedrinhas de brita como se estivessem achando ouro na água. Ao ouvir o relato, Greca explicou que o ouro era chamado de aluvião porque estava dentro da água.
O prefeito se emocionou com a menina Julia Moraes, de apenas 4 anos. “Sabia que você pegou a minha mãe no colo quando ela era criança?”, contou Julia. As crianças também cantaram parabéns para o prefeito, que fez aniversário nesta sexta.
Além da escultura do CMEI Santa Amélia, os CMEIs da Regional Portão levarão para a exposição materiais como almofadas, baús com histórias, colchas de retalhos. “Nossa ideia foi aproveitar o aniversário de Curitiba para que os CMEIs pudessem se aproximar da história da cidade”, explica a pedagoga Alessandra Giacomiti, do Núcleo Regional de Ensino do Portão.
Depois da exposição deste sábado, haverá outra no dia 29 de março, dia do aniversário de Curitiba.
Postado por: FABIANA FERNANDES
Fonte: Secretaria Municipal da Educação
Data de publicação: 17/03/2017
Autor:
NRE Portão
|
Fonte:
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/