" A função da educação infantil nas sociedades contemporâneas é a de possibilitar a vivência em comunidade, aprendendo a respeitar, a acolher e a celebrar a diversidade dos demais, a sair da percepção exclusiva do seu universo pessoal, assim como a ver o mundo a partir do olhar do outro e da compreensão de outros mundos sociais. (BRASIL,2009)", Currículo da Educação Infantil: Diálogos com a BNCC, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.
As crianças do Pré Único do CMEI Dr. Eraldo Kuster visitaram o Museu da Arte Indígena, no bairro Água Verde pelo Programa Linhas do Conhecimento, tema que vem sendo trabalhado no decorrer deste ano, o qual sempre desperta a curiosidade delas. Foram três momentos marcantes: a saída do CMEI num ônibus enorme, todos de cinto de segurança observando atentas o trajeto nos mostrando os lugares já conhecidos: "moro aqui perto", "ali fica o parque", "ali é o terminal do Pinheirinho", mostramos à elas o Hospital do Idoso e ouvimos: "sim e logo ali tem a praça Zumbi dos Palmares" realmente a praça fica à poucos metros do hospital. Segundo momento a visita orientada no museu, muitas perguntas e observações, logo na entrada responderam prontamente à monitora que moramos no estado do Paraná diante de um mapa lindíssimo do Brasil. - gostaram muito da canoa, das armas, dos sons do ambiente e do espaço das Abelhas Indígenas do Brasil, degustaram um pouquinho de mel, quiseram saber quem era a Juliana idealizadora do museu e como os indígenas se vestem atualmente. Terceiro momento - os relatos para os colegas das outras turmas que ficaram no CMEI, o assunto no parque foi o Museu.
Idealizado por Juliana P. Martins, o Museu da Arte Indígena, também conhecido como MAI, resgata a história da arte e cultura indígenas, recuperando referências culturais de nossa identidade.
As mais de mil peças, nos 700 m2 do museu, foram adquiridas por Juliana em expedições a aldeias de todo o país. Visitando o MAI, por meio do Linhas do Conhecimento, os estudantes poderão observar no acervo peças de cerâmica, cestarias, máscaras ritualísticas, objetos e adornos, com destaque para a arte plumária indígena e suas funções socioculturais.
O Museu da Arte Indígena fica na Avenida Água Verde, 1413, bairro Água Verde.
Autor:
Cláudia Aparecida Cruz
|
Fonte:
Currículo Municipal da Educação Infantil