Pré Único no Museu da Vida!

    Publicado por:  Cleonice Serafim da Silva

No dia 13/11 a turma do Pré Único foi contemplada (pelo programa Linhas do Conhecimento) para a visita ao Museu da Vida, antes conversamos com as crianças sobre o que teria para apreciar em exposição e já começou a empolgação.

Chegamos lá e fomos recebidos por um monitor que foi nos explicando sobre os espaços e propostas. Começamos conhecendo a história de Zilda Arns, fundadora da Pastoral da criança e que após sua morte, em sua homenagem inauguraram o Museu que conta toda sua trajetória de vida. Como a mesa do escritório, seu lugar preferido, os objetos que usou nos momentos mais importantes da sua vida e como as crianças gostaram de conhecer sua história. 

João resumiu o momento com uma frase impactante:

"...Professora, gostaria de morrer só para me encontrar com a Zilda Arns lá no céu". 

Qual entendimento que as crianças têm sobre a morte? O quanto as experiências podem mobilizar as crianças para reflexão. Certo ou equívoco, formulam hipóteses sobre tudo e João comoveu as pessoas!

Aos poucos conheceram todos os espaços: brincaram com os bebês, acompanharam como é o nascimento dele; brincaram com fantasias. Na cidade do Faz-de-conta tinha um cachorro pulguento e podia brincar na rua de futebol, tico-tico, Bets, ping-pong gigante, um espaço com areia e baldes. Depois fizemos uma trilha onde tinha um mini cachoeira com luzes brilhando...e por fim o lanche coletivo.

O lanche é também um momento tão gostoso quanto a participação nas propostas, pois as crianças compartilham guloseimas, conversam, contam preferências e já dizem o que gostaram do passeio. 

Enfim, a experiência no espaço do Museu foi única e ele tem o nome que merece, pois o ambiente emana vida e com as crianças lá então...essa vida fica pulsante!

 

 

 

Autor: São Carlos, CMEI | Fonte: Professoras Fernanda, Marília e Wislla
00256996.jpg
IMG-20191113-WA0132.jpg
1/15