Pré 2 A e o Girassol

    Publicado por:  Poliane Sieben dos Santos

 

 
Produzir suas próprias mudas é algo que agrega e propicia mais prazer a um plantio, as crianças do Pré 2 A resolveram saber um pouco mais sobre os Girassóis, ao verem uma semente diferente caída no pátio.
Ana Beatriz falou "-Olha é uma semente de girassol, vou levar pra casa para plantar!" e todos queriam também... Então resolvemos pesquisar um pouco mais sobre essa semente... olharam por lupa e no microscópio o formato diferente com listras e para sanar os questionamentos sobre o girassol o Davi disse "- Ele vira para o sol", então assistimos um vídeo sobre a lenda do girassol, apreciaram a obra ''Girrasóis'' de Vicent Van Gogh e tiveram o prazer de conhecer o poema ''O Girassol'' de Vinícius de Moraes.
As famílias foram envolvidas com a proposta de trazer um girassol e a criatividade tomou conta, cada dia um lindo girassol aparecia e as crianças orgulhosas para mostrar.
O grande momento chegou, fizeram o plantio das sementes e cada etapa da germinação era comemorado, e o orgulho de ver brotar o girassol na janela de nossa sala encheu as crianças de alegria.
Quantas experiências!
A iniciativa de cultivar um espaço para as plantações incentiva a criança a prestar atenção na natureza, em suas diversas formas, cores, cheiros e sabores.
Além disso, o contato com a natureza permite um aprimoramento do esquema corporal, da percepção espacial e motricidade da criança, isso porque a experiência oferece estímulo aos sentidos da criança e mais conhecimento sobre o planeta, seu corpo e as formas de vida.
Ao levar o girassol para casa as crianças assumem a tarefa de cuidar de sua plantinha e propiciar momentos deliciosos em família e com os amigos. Ademais, ensina noções como paciência, responsabilidade, ecologia e trabalho em equipe.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Autor: Poliane Sieben | Fonte: Prof Solange e Zenilda
00387937.jpg
.
1/29