Práticas de acompanhamento da Língua Portuguesa
Com o objetivo de identificar e nomear todas as letras do alfabeto, compreendendo-as como um conjunto finito de símbolos a serem utilizados na escrita.
O acompanhamento em língua portuguesa, especificamente na construção do sistema de escrita alfabética, é fundamental para garantir que a criança adquira a habilidade de ler e escrever de forma adequada.
Algumas práticas que podem ser utilizadas no acompanhamento são:
- Observação: é importante observar as crianças durante a realização das atividades de leitura e escrita, identificando dificuldades e oferecendo suporte quando necessário.
- Diálogo: o diálogo entre o professor e a criança é uma prática importante para estimular a reflexão e compreensão sobre o sistema de escrita alfabética.
- Atividades lúdicas: jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas podem ser utilizadas para estimular a aprendizagem da escrita alfabética de forma divertida e prazerosa.
- Produção de textos: a produção de textos, desde as fases iniciais, é importante para a construção do sistema de escrita alfabética, pois permite que a criança explore as relações entre letras, sílabas e palavras.
- Avaliação: a avaliação contínua das atividades realizadas pelas crianças permite que o professor identifique as dificuldades e as evoluções, adaptando a prática de acompanhamento de acordo com as necessidades de cada criança.
FOTOS : 1 2 3
Autor:
Carolina Igrejas
|
Fonte:
turmas do 2°anos