Práticas de acompanhamento da Língua Portuguesa

    Publicado por:  Marcos Aurelio Cardoso de Lima

Práticas de acompanhamento da Língua Portuguesa

 

          Com o objetivo de identificar e nomear todas as letras do alfabeto, compreendendo-as como um conjunto finito de símbolos a serem utilizados na escrita.

          O acompanhamento em língua portuguesa, especificamente na construção do sistema de escrita alfabética, é fundamental para garantir que a criança adquira a habilidade de ler e escrever de forma adequada.

          Algumas práticas que podem ser utilizadas no acompanhamento são:

- Observação: é importante observar as crianças durante a realização das atividades de leitura e escrita, identificando dificuldades e oferecendo suporte quando necessário.

- Diálogo: o diálogo entre o professor e a criança é uma prática importante para estimular a reflexão e compreensão sobre o sistema de escrita alfabética.

- Atividades lúdicas: jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas podem ser utilizadas para estimular a aprendizagem da escrita alfabética de forma divertida e prazerosa.

- Produção de textos: a produção de textos, desde as fases iniciais, é importante para a construção do sistema de escrita alfabética, pois permite que a criança explore as relações entre letras, sílabas e palavras.

- Avaliação: a avaliação contínua das atividades realizadas pelas crianças permite que o professor identifique as dificuldades e as evoluções, adaptando a prática de acompanhamento de acordo com as necessidades de cada criança.

FOTOS :     1          3

Autor: Carolina Igrejas | Fonte: turmas do 2°anos
00408888.jpg
Construção do sistema de escrita alfabética.
1/1