Práticas comunicativas em sala de aula.

    Publicado por:  Viviani de Fatima Glok

      Alunos do 5º ano D da Escola M. Profª. Rejane Mª. S. Sachette, apresentam aos colegas o seu herói favorito. Uma atividade de antecipação de leitura, para realização de sequência didática sobre o assunto.

        “Cabe à escola ensinar o aluno a utilizar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas, especialmente nas mais formais", afirmou o psicólogo suíço Bernard Schneuwly em entrevista à NOVA ESCOLA em 2002. Considerado um dos maiores estudiosos sobre o Desenvolvimento da oralidade, ele defende que os gêneros da fala têm aplicação direta em vários campos da vida social – por exemplo: o do trabalho, o das relações interpessoais e o da política.

      Cada aluno pesquisou e apresentou para toda a turma na forma de exposição oral, o nome, características, fraquezas e porque gostam daquele herói, para  aprender a ter desenvoltura na hora de expor um assunto.

       É a partir de práticas orais, que o aluno ouve com atenção, expõe, relata e contribui com idéias pertinentes ao assunto, compreendendo informações, ampliando seu vocabulário e argumentos, aprendendo a distinguir fatos de opiniões.                                                                                 

Clique no link abaixo e assista nossos alunos apresentando seu herói.

https://www.youtube.com/watch?v=-tT0nw6cGY0 

                                                                                                                        Outubro / 2015

Autor: Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette, EM | Fonte: Viviani de Fátima Glok