Povos Indígenas

    Publicado por:  Franciele Aparecida Wajima Fontes

Povos Indígenas

Embora a orientação da Secretaria Municipal da Educação, em especial, da Coordenadoria de Equidade, Famílias e Rede de Proteção não seja trabalhar determinadas temáticas apenas em um mês de referência e sim ao longo do ano letivo, é de conhecimento de todos que, no mês de abril, as unidades educacionais acabam por ampliar a temática sobre os povos originários do Brasil, em referência ao dia 19.

Importa lembrar que, de acordo com a Lei Federal n.º 14.402/2022, disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/lei/L14402.htm  (acesso em 01/04/2024) o tradicional "Dia do Índio" deixa de existir para tornar-se oficialmente o Dia dos Povos Indígenas. A mudança do nome traz consigo uma mudança na concepção deste dia e tem por objetivo explicitar a diversidade das culturas dos povos originários. 

Em 2023 a Coordenadoria de Equidade, Famílias e Rede de Proteção lançou o Caderno de Orientações Pedagógicas: Povos Indígenas do Brasil, disponível em https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2023/4/pdf/00408671.pdf (acesso em 01/04/2024).

Este material tem por objetivo trazer práticas pedagógicas capazes de romper com estereótipos e com o racismo vivenciados frequentemente pelos povos indígenas brasileiros,  abordando as culturas dos primeiros povos que habitaram e habitam estas terras ? suas narrativas, costumes, organização social, religiosidade, culinária, expressões artísticas, modos de ser, pensar e se relacionar com a natureza, buscando respeitá-las e conhecê-las como meio de chegar a uma compreensão mais profunda de nossa identidade coletiva. 

Assim, para as unidades que desejarem, nossa equipe, por meio da Gerência de Educação em Direitos Humanos (3350 3187) está à disposição para maiores orientações e sugestões pedagógicas capazes de romper paradigmas e, principalmente, "erradicar o uso de imagens e símbolos que utilizam estereótipos de gênero, raça/etnia nas práticas educativas [...]", conforme meta do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (PLAMUPIR).

 

Autor: FRANCIELE W. FONTES | Fonte: CMEI JARDIM ESMERALDA
00475754.jpg
Povos Indígenas
1/20