Português do Brasil para Migrantes e Refugiados

    Publicado por:  Maria Gorete Stival Paula

Os processos de migração e de refúgio revelam desafios e dores para os sujeitos envolvidos nessa situação. Além das perdas materiais (imóveis, dinheiro), estes sujeitos enfrentam preconceito por não ter reconhecida a sua educação formal, o que os leva a uma situação de vulnerabilidade.

O enfrentamento dessa situação exige um trabalho de acolhimento com os envolvidos. O ensino da Língua Portuguesa é então uma possibilidade concreta de democratização dos espaços e das informações, se tornando a melhor forma de enfrentar preconceitos e outras barreiras além da comunicação.

A qualificação de profissionais para o ensino de Língua Portuguesa é essencial para compreender o conceito de migrantes e refugiados, refletir sobre os movimentos migratórios de outros países para o Brasil, além de conhecer uma metodologia voltada ao ensino da Língua Portuguesa como língua de acolhimento.

Assim a SME Curitiba se compromete com ações afirmativas que promovem esse acolhimento. Voltadas para o público de migrantes e refugiados a TV Escola Curitiba apresenta aulas semanais de 45 minutos, objetivas e voltadas a prática cotidiana dos estudantes estas aulas são formas apresentar a língua de forma e incluir estes sujeitos. E com o objetivo de ampliação desse trabalho a gerência da Educação de Jovens e Adultos ofertará uma formação para professores que desejam conhecer uma metodologia de ensino da Língua Portuguesa para migrantes e refugiados. A formação ocorrerá em três encontros (10/9), (20/10) e (26/11)

Autor: Professores Fabíola e Juliano | Fonte: SME/DEF/EJA
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