Por que as crianças gostam tanto quando interpretamos um personagem?

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

 No dia 11/05/20 iniciamos um ciclo de dialogos com a tematica "Ser professor na Educação Infantil: Construção diária de sentidos". Encontro de formação, via google meet com a professora Elisangela Pinheiro Leite para conhecermos um pouquinho dos “segredos” do porquê que as crianças gostami tanto quando interpretamos um personagem sobre o professor de educação infantil em ação dramática. Este encontro foi um presente à nossa equipe. Com muita propriedade e sensibilidade professora Elisangela nos levou a refletir que esta é a melhor forma de comunicação com as crianças, a linguagem simbólica e a linguagem lúdica que permeiam o mundo da imaginação, do faz-de-conta e  remetem as crianças à novas experiências  e novas oportunidades.
Sua fala nos provocou a pensar que estamos em ação dramática desde a hora que acordamos, nas escolhas que fazemos e nos papéis sociais que exercemos. Nós atuamos todos os dias no drama da vida diária como diversos personagens, somos pais, mães, diversos profissionais, por exemplo. Para atuar nesse drama não precisamos ser atores profissionais. Apenas somos, dando intensidade, sentimento em tudo o que fazemos. Assim, o que rege a trama de nossas histórias e traz tempero nestas são: a forma, a intensidade, as emoções empregadas nas interações. É a forma como nos colocamos na comunicação que impulsiona as crianças a brincar   se transportar para a linguagem simbólica propiciando o envolvimento com a ação. Desta forma as naninhas nos berçários, as histórias com objetos animados, ser professor personagem, entre muitas ações que realizamos no dia a dia das instituições educacionais e na vida, nos conectam ao mundo das crianças provocando- as, instigando- as e em consequência possibilitando-as a conhecer o mundo. Como nos trouxe professora Elis é ser professor sem dar aulas, essência da educação infantil, trabalhar com a curiosidade, mola propulsora da pesquisa e da construção do conhecimento.  A conversa nos trouxe diversos pontos a refletir e que nos leva diretamente ao nosso planejamento cotidiano nas escolhas e na composição estética dos espaços, tempos e materialidades. O professor em ação dramática possibilita desmecanizar as rotinas da vida, pois paramos para refletir sobre nossas ações ao pensar nas intencionalidades, no lúdico e no sensível as crianças que estão avidas em descobrir o mundo.  É uma ação que gera reação e em assim gera uma relação entre adultos e crianças. Esta live foi recheada de reflexões e uma conversa gratificante, que nos leva a ressignificar ações em nosso trabalho e a qualificá-lo. 
Somos muito gratos a todo esse processo e a professora Elisângela que se dispôs tão gentilmente a vir conversar conosco!  

 

Autor: Ana Fukaya | Fonte: CMEI Centro Cívico
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