Poesia e Intertextualidade- um trabalho sobre o amor!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Hoje na Página do CAIC BN vamos conhecer mais um trabalho maravilhoso realizado nas aulas de Língua Portuguesa da professora Maúna Dialucci Caldeira Lacerda com os 6ºs anos A,B,C e D. O objetivo era trabalhar poesia, soneto e intertextualidade, tema bastante complexo mas que foi abordado pela professora de forma singela e delicada. Foram trabalhados o texto bíblico de Coríntios 13, o soneto de Luiz Vaz de Camões “O amor é fogo que arde sem se ver”  e a música Monte Castelo da banda Legião Urbana. Todos esses textos têm em comum o mesmo tema: o amor!

No trabalho com o soneto de Camões e com a letra da música, os estudantes realizaram a análise gramatical e linguística dos mesmos, de acordo com a professora Maúna, o objetivo era focar na estrutura do texto poético.

O trabalho com o texto bíblico foi muito rico e permitiu aos estudantes não só abordarem as questões linguísticas, mas como também a tolerância e o respeito, pois havia o cuidado para que todos os alunos se sentissem respeitados. A professora solicitou aos estudantes que trouxessem a Bíblia que tivessem em casa. E vieram para a sala de aula Bíblias católicas e evangélicas, apareceram variações no belo texto de Coríntios 13 que também foram abordadas na aula, pelo viés da Língua Portuguesa.

Na análise linguística da letra da música Monte Castelo, composta por Renato Russo (Álbum As Quatro Estações- 1889), os estudantes observaram atentamente quais versos de Camões foram incorporados a música, e quais trechos de Coríntios 13 foram inseridos na letra de Monte Castelo. Vários estudantes comentaram que seus pais conheciam as músicas da banda Legião Urbana, famosa nos anos 90.

Com este rico encaminhamento metodológico os jovens estudantes dos 6ºs anos compreenderam as estrutura linguística da poesia e do soneto através da intertextualidade, além do respeito e tolerência religiosa tendo como pano de fundo esse assunto sobre o qual precisamos nos debruçar mais: o amor!

Parabéns professora Maúna e estudantes dos 6ºs anos A,B,C e D!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags #educomunicação #caicbn #paginadocaic.

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Maúna Dialucci Caldeira Lacerda
00062520.jpg
mauna zipada
1/14