Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) é aprovado com unanimidade na Câmara Municipal de Curitiba

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado
 
O projeto de iniciativa do prefeito Gustavo Fruet que institui o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) em Curitiba foi aprovado com unanimidade pelos vereadores presentes, em votação ocorrida na Câmara Municipal de Curitiba em dois turnos - 12 e 13 de dezembro (005.00106.2016). Agora, seguirá para sanção do Prefeito para tornar-se Lei Municipal.
 
De acordo com Mariane Torres, coordenadora de literatura da Fundação Cultural de Curitiba, "este plano é o resultado da soma de esforços do poder público com a sociedade civil em prol da ampliação do acesso à cultura e educação”. A vereadora Professora Josete elogiou a iniciativa: “No nosso país, com todas as debilidades que ainda temos com relação à educação, é de grande importância esse projeto para que a gente possa garantir mais um espaço para que todos tenham acesso à leitura e descobrir o prazer que é ler um livro.”
 
O PMLLLB foi elaborado por uma comissão mista, com membros do poder público e da sociedade civil, oficializada pelo decreto nº. 1.232/15. Após mais de um ano de trabalho e reuniões públicas, a comissão finalizou o texto preliminar de lei, o qual foi encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal em setembro de 2016. Entre os principais pontos do documento estão a democratizaçao do o acesso ao livro e aos diversos suportes de leitura; a formação mediadores de leitura e o fortalecimento das ações de incentivo à leitura; a valorizaçao da leitura e o incremento de seu valor simbólico e institucional; o desenvolvimento a economia do livro e o estímulo a criação e circulação da produção literária.
 
Para a construção do PMLLLB foram realizados debates com a articulação do poder público e da sociedade civil nos últimos anos. Em outubro de 2014, Curitiba promoveu a Conferência Novas Perspecvtivas para as Políticas Públicas de Leituira no Brasil com a presença de autoridades no assunto. 
 
Após mais de 30 encontros realizados em 2015 para estudos, discussões, reuniões institucionais e escrita do Plano, a Comissão do PMLLLB apresentou uma proposta preliminar de texto para projeto de lei na II Conferência Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, em setembro de 2015. Contando com 46 participantes entre mediadores de leitura, bibliotecários, professores, editores, estudantes, pesquisadores, entre outros, a Comissão acolheu as contribuições da comunidade para finalizar o texto preliminar da lei.
 

--------------------------------------------------------------------------

Comissão de Elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura Literatura e Bibliotecas (Decreto 1232/15)
- Flavio Stein (Sociedade Civil - Mediador de Leitura / Produtor Cultural) - Coordenador da Comissão
- Mariane Filipak Torres (FCC - Coord. de Literatura) - Vice-Coordenadora da Comissão
- Marcelo Henrique Frote (FCC - Secretaria de Cursos) - Assessor da Comissão
- Patricia Wohlke (FCC - Gerente das Casas da Leitura)
- Simone Muller (SME - Depto. Ensino Fundamental)
- Sandra Mara Castro dos Santos (SME - Depto. Ensino Fundamental)
- Maria de Carvalho (SME - Depto. Educação Infantil)
- Silvana Cruz (SME - Depto. Educação Infantil)
- Margareth Caldas Fuchs (SME - Difusão Cultural / Coord. Projeto Leituras)
- Paulo Henrique Machado (SME - Gerente de Bibliotecas e Faróis do Saber)
- Diamila Medeiros (Sociedade Civil - Mediadora de Leitura / Doutoranda UFPR)
- Lilyan Souza (Sociedade Civil - Mediadora de Leitura / Produtora Cultural)
- Tatjane Garcia de Meira Albach (Secretaria de Estado da Cultura)
- Renata Telles (UFPR - Profª. Drª. Depto. de Literatura e Linguística)
- Waltencir Oliveira (UFPR - Prof. Dr. Depto. de Literatura e Linguística)

Íntegra do documento: https://pmlllb.files.wordpress.com/2015/08/plano-municipal-do-livro-leitura-literatura-e-bibliotecas-curitiba.pdf

Projeto de Lei: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/pub/file/Mensagem%20Camara_PMLLLB.pdf

Site oficial do PMLLLB de Curitiba: https://pmlllb.wordpress.com/

 
 
Autor: Bibliotecas e Faróis | Fonte: Equipe PMLLLB, FCC e Câmara Municipal de Curitiba