As professoras do CMEI Vila Osternack,atreladas aos objetivos da Base Nacional Comum e do Projeto Vila Sesamo, têm trabalhado questões de Educação Financeira com as crianças. Com as etapas: sonhar, planejar e alcançar sendo abordadas de forma lúdica, por meio das interações e brincadeira, as professoras realizaram várias etapas de um planejamento que abordasse o tema.
Este trabalho institucional ocorreu em todas as turmas a partir do Maternal II. Cada sala desenvolveu algumas atividades para trabalhar com as crianças as questões de "planejamento". Momentos de conversa foram realizadas com as crianças, com perguntas nortedoras disparadoras de conversa e reflexão, tais como: - O que você faz quando acorda? - Que caminho faz até o CMEI? - Entre outras...
Estas perguntas deram abertura para que as professoras conversassem com as crianças sobre que tudo na vida envolve planejamento: que o pai e a mãe fazem um planejamento para ir trabalhar, para comprar uma casa, para fazer uma viagem... E assim por diante.
As professoras também foram incentivadas a trabalhar questões de planejamento de forma prática com as crianças. A turma do Pré IA planejou um espaço que deseja para o CMEI por meio de discussões e elaboração de uma maquete, a turma dos Maternais II fizeram uma receita com as crianças... e assim, cada turma trabalhou de forma autoral a reflexão sobre o "sonhar, planejar, alcançar".
Abordamos de forma intencional nesta notícia os trabalhos realizados pelas professoras Claudiane e Silvana Mesquita do Maternal IIB. Sim! As crianças de 3 anos aprenderam e refletiram sobre planejamento e educação financeira! Considerando uma lista de necessidades, um mercadinho infantil, dinheiro de brinquedo e calendário, partiram para execução do projeto.
Para sistematizar e internalizar de forma concreta as questões de planejamento, as professoras decidiram fazer uma receita com as crianças. Em roda de conversa discutiram que receita gostariam de fazer na sala... Surgiram várias hipóteses: bolo, pizza, biscoito... As professoras desenharam no quadro as ideias para que as crianças visualizassem e fizeram um gráfico: para cada voto um X. Ao término, contaram os votos e venceu a pizza. Então, partiram para as demais etapas do planejamento: - Como fazer a pizza? - Ah sim! Agora entram mais etapas do planejamento! As crianças foram trazendo as dicas: que precisavam dos ingredientes! E de onde viriam? Sugeriram de cada um trazer uma coisa... decidiram em conjunto e as famílias enviaram a contribuição!
Assim, mãos na massa, hora de executar o sonho. A professora leu a receita e as crianças foram participando do processo! Pizza terminada, lá estava o delicioso sonho que acabou num maravilhoso momento de compartilhar!
Quantas aprendizagens! Quantos direitos adquiridos! Direito de aprender a conviver com as decisões do grupo, direito de participar, direito de aprender de várias formas! Direito de expressar-se e ser ouvido! Observaram uma receita, refletiram sobre planejamento, idoneidade de processos, democracia, cidadania, planejamento, compartilhamento!
As professoras também registraram as etapas dos processos por meio de vários instrumentos: mapa conceitual, foto, video, cartazes, desenhos das crianças, desenho do professor, maquete... etc...
Ainda para o decorrer do ano, estão programadas mais algumas ações com as famílias com a temática: "Sonhar, alcançar, planejar", do Projeto Vila Sésamo. Então, famílias, aguardem! Teremos novidades! Mas por enquanto, tá aí uma educação financeira que acabou em pizza! E que delícia!
Autor:
Vila Osternack, CMEI
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Fonte:
Dayanne Fabrilli Adams Evangelista