A turma do Maternal II do CMEI Ivonete Rosa de Souza passou por uma experiência muito significativa. Ao produzir tinta a partir da terra eles puderam observar que o solo é vida que se traduz em cores que somente um olhar sensível é capaz de conhecer. Propõe indagação sobre os olhares de cada um, sem menosprezar a riqueza que existe no olhar de cada criança.
Visando em construir um olhar sensível por meio da observação do meio ambiente, é possível produzir tintas para o trabalho de pintura extraindo pigmentos terrosos coloridos do solo e propor trabalhos com técnicas de pintura a partir desses pigmentos. Desta forma é possível desenvolver o sentido tátil das crianças, levando-as a perceber as diferentes granulações de cada solo.
Ao construir um olhar sobre o lugar onde vivem, extraindo dele suas informações, obtém-se uma aprendizagem significativa, fundamental na construção do conhecimento. Também amplia-se a percepção sobre o espaço vivido além de ressaltar a identidade e a afetividade com o lugar.
Autor:
Professoras do Maternal II
|
Fonte:
Maternal II