Pessoas são diferentes

    Publicado por:  Cristiane Fonseca

Pessoas são diferentes

 Ruth Rocha

São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes?
Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!
Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.
Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.
Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.

Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!

 

As crianças da turma do Pré único estão envolvidas em várias ações pedagógicas que pensam sobre a pluralidade e a diversidade da nossa sociedade. As professoras Tania Kucharski Coelho Nascimento, Marcia Mariane Pinto e Luciane Terezinha Kichijanoski organizaram espaços e materiais que proporcionam experiências para que as crianças saibam  lidar com as diferenças com sensibilidade, equilíbrio e com familiaridade com a diversidade.

De uma maneira natural o tema foi abordado na roda de conversa. As crianças observaram a riqueza nas diferenças entre as pessoas da turma: cor dos olhos, dos cabelos, dos tons de pele, entre outras. As professoras mostraram imagens de pessoas de diferentes culturas e países do mundo e juntos observaram a variedade dos tons de pele, da maneira de arrumar os cabelos, das diferentes roupas e adereços, entre outros aspectos. A diversidade vista como algo bonito e positivo.

Todas as crianças foram pesadas e medidas. A porta do armário da sala mostra a diversidade da altura dos professores e crianças. A  história “Tudo bem ser diferente”, de Todd Parr, foi o disparador para as crianças observaram os detalhes dos seus rostos no espelho, depois foram convidados a desenharem seu autorretrato  e utilizaram diversos elementos naturaispara fazer a colagem no desenho.

Na proposta do desenho dos formatos dos rostos, os pequenos cortaram os papeis que representavam os cabelos longos conforme o gosto de cada um. Desenharam os olhos, nariz e boca e pintaram o rosto com a cor que escolheram.

Dentro do universo da diversidade o nome de cada um também recebe atenção: nomes em filipetas, nos crachás, entre outros. A diversidade cultural além de aceitar e conviver com gêneros, cores, ou orientações sexuais diferentes, e sim respeitar ideias, culturas e contextos de vida distintos.

Autor: Cristiane Fonseca | Fonte: CMEI Krasinski
00317644.jpg
Medindo as crianças
1/24