Sabemos que tratar de sustentabilidade na escola faz parte do currículo, de nossas ações! Contudo para realizar ações que realmente sejam incorporadas no cotidiano e auxiliem as crianças a ter um relação de sustentabilidade... é necessário Pesquisa!
Por isso a E.P.A do CMEI São Carlos, pensando em garantir maiores orientações aos profissionais do CMEI, buscou parcerias para o processo formativo,com a Risotolândia (desperdício de alimento e separação adequada dos resíduos) e o Programa da Federal:Solo na escola (entender um pouco mais como se constitui o solo, sua utilização e cuidados).
No trabalho com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estaremos focando nos números 6 e 12. Pesquisando a água (rio no entorno do CMEI) e solo (compostagem para plantio da horta e redução do desperdício de comida)
Conversas com as profissionais da Risotolândia que trabalham no CMEI já foram relaizadas e o pré único já agendou uma entrevista com a supervisora da Risoto para saber mais sobre: produção de ração! Sim... a comida descartada é aproveitada! Vamos saber mais sobre esse processo.
Outra ação realizada foi a visita dos profissionais do CMEI (dois grupos), ao Departamento de solo da UFPR, onde alunos da engenharia agrícola os receberam com informações, experimentos e curiosidades sobre o solo.
Nossas crianças merecem qualidade nas propostas e os saberes dos professores através das pesquisas se ampliam e novas possibilidades de experiências surgem.
Autor:
São Carlos, CMEI
|
Fonte:
Profissionais CMEI São Carlos