Em nossa proposta pedagógica buscamos valorizar as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Cientes da importância da garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento buscamos criar oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos por meio de experiências lúdicas e atrativas.
Durante o projeto “No mundo dos dinossauros”, as crianças demonstraram interesse sobre os vulcões que apareciam nos livros de dinossauros que mostramos. As crianças começaram a relatar seus conhecimentos prévios, suas percepções, curiosidades e hipóteses.
Percebendo o interesse e curiosidade das crianças propusemos a construção de um vulcão utilizando argila. As crianças manipularam e exploraram livremente a argila para confeccionar seus vulcões. Todos se mostraram empolgados e concentrados em seus projetos.
Após a secagem da argila, as crianças puderam pintar seus vulcões. Houve uma conversa entre eles sobre a cor que utilizariam na pintura, levantando diferentes hipóteses. Buscando responder as questões elencadas pelas crianças, realizamos uma pesquisa de imagens de diversos vulcões, juntamente com as crianças. Após visualizarem as diferentes imagens observadas durante nossa pesquisa, as crianças decidiram que iriam pintar seus vulcões utilizando tinta guache marrom.Misturamos algumas tonalidades até que conseguíssemos chegar na cor que as crianças escolheram. E foi um momento de muita concentração e dedicação ao projeto.
Apresentamos para as crianças um vídeo mostrando a erupção de um vulcão. As crianças fizeram comentários sobre o vídeo e uma delas perguntou: “Como vamos fazer o nosso vulcão funcionar?”
As crianças começaram a levantar hipóteses sobre quais materiais poderíamos utilizar para simularmos a erupção de nossos vulcões. Várias ideias surgiram:
Francisco – “Eu acho que a gente podia usar gelatina. Porque eu gosto de gelatina vermelha de morango.”
Lorenna – “Eu gosto de gelatina de laranja e a lava é dessa cor.”
Zion: “Podia usar chocolate”
Ronaldy: “Mas o chocolate não é vermelho. Tem que pintar com tinta”
As professoras comentaram que tinham alguns materiais que podiam servir para o experimento. Apresentamos detergente, vinagre e bicarbonato de sódio e as crianças lembraram que tínhamos corante vermelho na sala que havíamos usado em um outro experimento e poderíamos utilizar para deixar a lava vermelha. Realizamos a simulação da erupção do vulcão no espaço externo do CMEI.
As professoras fizeram uma demonstração mostrando o passo a passo dos processos e materiais que seriam utilizados no experimento. Primeiro colocamos o bicarbonato de sódio, algumas gotas de corante e detergente e por último derramamos o vinagre na mistura, causando a “erupção da lava” do vulcão. Tamanha era a curiosidade que as crianças ficavam com olhares fixos no processo, atentos a cada detalhe.
Os materiais foram fornecidos para que cada criança realizasse seu experimento individualmente.
Todas ficaram eufóricas com o experimento e cada vez que o colega ia colocar o vinagre diziam: “Agora é a mágica.” E entoavam em coro: “Vai dar certo! Vai dar certo! Vai dar certo!”, torcendo enquanto o colega despejava o vinagre dentro do vulcão.
Ao final do experimento, decidiram expor os vulcões nos corredores do CMEI para que todos pudessem apreciar.
Autor:
PROFESSORAS PRÉ ÚNICO
|
Fonte:
CMEI CANTINHO DO SOL