Pés da África: Minha Herança é Negra

    Publicado por:  Monica Schluga de Oliveira

O mês de novembro na Escola Municipal Professor Ricardo Krieger ficou marcado pelo projeto "Pés da África: Minha Herança é Negra" que foi desenvolvido pelas turmas de 1º e 2º anos com as professoras Flavia Cassemiro, Giseli Dias, Mônica Schluga, Patricia Alves e Roseliane Lima.

O principal objetivo desse projeto foi a valorização da cultura africana e da história do negro no Brasil, identificando as contribuições desse povo, bem como de sua cultura étnica e religiosa para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana e solidária.

As crianças desenvolveram este estudo tendo como base principal as obras literárias: "O cabelo de Lelê", "Crianças como você" e "Pretinho, meu boneco querido".

Os estudantes se envolveram em momentos de leitura, pesquisas (no laboratório de informática e em casa), hora do conto, atividades envolvendo o mapa mundi e produção de cartazes e materiais que valorizam a herança trazida pelos negros aos brasileiros.

Para finalizar e compartilhar o aprendizado adiquirido com esse estudo, foi organizada uma exposição com todo o material produzido e apresentado uma canção folclórica africana para os colegas da escola.

Autor: Prof. Ricardo Krieger, EM/Monica Schluga de Olivei | Fonte: Patricia Alves
00026169.jpg
cabelo lele
1/41