Observar a realidade escolar, analisar as necessidades apontadas pelos professores e organizar um plano de trabalho que permita avanços na pratica pedagógica é fundamental na realidade escolar. Neste sentido, o compromisso com a formação continuada dos professores se constitui um dos eixos de trabalho do pedagogo.
Conforme o Caderno Subsídios a Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas da Rede Municipal de Curitiba (p. 71), as permanências devem ser caracterizadas como um espaço de reflexão e intervenção planejada e de estudo de textos que fundamentam a prática pedagógica.
Na nossa escola, esta reflexão vem sendo realizada uma vez ao mês, nos momentos de permanência concentrada onde professores , pedagogos e direção, reúnem-se para tratar sobre temas da nossa realidade escolar que exigem aprofundamento. Também são trabalhados aspectos do planejamento que permitam a melhoria na pratica pedagógica.
Observando o trabalho com os primeiros e segundos anos, o foco de trabalho tem sido a leitura e a analise das praticas de alfabetização, apoiada nas orientações apontadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os desafios são grandes, especialmente em romper com paradigmas, porém é com analises e discussões que avançamos em busca da qualidade de ensino.
Autor:
Prof.ª América da Costa Sabóia, EM
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Fonte:
Daniele Cristina Rosa