Permanência Concentrada

    Publicado por:  Kelly Cristina de Souza Ruths

Observar a realidade escolar, analisar as necessidades apontadas pelos professores e organizar um plano de trabalho que permita avanços na pratica pedagógica é fundamental na realidade escolar. Neste sentido, o compromisso com a formação continuada dos professores se constitui um dos eixos de trabalho do pedagogo.

Conforme o Caderno Subsídios a Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas da Rede Municipal de Curitiba (p. 71), as permanências devem ser caracterizadas como um espaço de reflexão e intervenção planejada e de estudo de textos que fundamentam a prática pedagógica.

Na nossa escola, esta reflexão vem sendo realizada  uma vez ao mês, nos momentos de permanência concentrada onde professores , pedagogos e direção,  reúnem-se para tratar sobre temas  da nossa realidade escolar que exigem aprofundamento. Também são trabalhados aspectos do planejamento que permitam a melhoria na pratica pedagógica.

Observando o trabalho com os primeiros e segundos anos, o foco de trabalho tem sido  a leitura e a analise das praticas de alfabetização, apoiada nas orientações apontadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os desafios são grandes, especialmente em romper com paradigmas, porém é com analises e discussões que avançamos em busca da qualidade de ensino.

Autor: Prof.ª América da Costa Sabóia, EM | Fonte: Daniele Cristina Rosa
00002482.jpg
Semana de Estudos Concentrados
1/1