Permanência Concentrada das Escolas Municipais da Regional Bairro Novo

Publicado por:  Suelen Cristina Mira Rosa

Neste mês de novembro, professores e pedagogas de escolas da Regional Bairro Novo (BN) participaram da Permanência Concentrada, com o objetivo de ampliar estudos e reflexões acerca do currículo de Língua Portuguesa e Matemática. Encontros como estes são de grande valia, pois como nos revela Paulo Freire, “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.

Para iniciar cada encontro, professoras de escolas da regional BN apresentaram atividades realizadas com os estudantes no decorrer do segundo semestre do ano letivo. Tais registros e relatos evidenciaram diversidade de estratégias, encaminhamentos metodológicos e interdisciplinaridade, o que contribuiu para a aprendizagem e o desenvolvimento de nossos estudantes, fortalecendo o vínculo com o aprender.

Na continuidade, em Língua Portuguesa, foi abordado sobre “Produção de texto”, refletindo acerca de diferentes encaminhamentos didático-metodológicos para embasar o trabalho envolvendo leitura, escrita e oralidade.

Em Matemática, as reflexões foram acerca do trabalho com “Medidas de valor: sistema monetário brasileiro”, envolvendo também o eixo “Números e operações”, tendo como metodologia norteadora a “Resolução de Problemas”.

Esses encontros possibilitaram, para os participantes, releitura do currículo, troca de experiências, ampliação de ideias, reflexões e estudo de materiais que orientam a prática pedagógica, sempre visando a qualidade do ensino para os nossos estudantes.

Autor: NRE Bairro Novo | Fonte: NRE Bairro Novo
NRE Bairro Novo