Percussão na Prática de Música

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

 

No dia 31 de agosto, no período da tarde, a turma do 3º ano B, foi brindada com a visita especial de dois percussionistas, Antonio F. de Oliveira e Elder Correia Rocha, na aula de prática musical da professora Milene Camargo.

O percussionista Elder é carioca e iniciou na música aos 12 anos de idade, desde então a percussão faz parte da sua vida como fonte de inspiração e prazer. Hoje Elder além de tocar, confecciona seus próprios instrumentos, os quais apresentou para as crianças que dançaram ao som de cada batida.

O primeiro instrumento foi o tantan, que logo lembrou os sambas e pagodes que as crianças já conhecem. Depois o surdo, o repenique e o repique (onde as crianças puderam perceber o som agudo, médio e grave). Então veio a cuíca que os fez lembrar do som emitido pelos gatos e o tamborim que despertou o samba das “escolas de samba” em todos eles.

Na interação entre as crianças, os percussionistas e os instrumentos, o que mais encantou foi a possibilidade dos estudantes tocarem os instrumentos de verdade.Para finalizar este encontro encantador as crianças do coral cantaram Garota de Ipanema, acompanhadas pelos percussionistas.

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Gisele
00081870.jpg
oi
1/4