PEQUENOS PESQUISADORES!

    Publicado por:  Cleonice Serafim da Silva

          Materiais expostos no hall de entrada do CMEI: radiografias, esqueleto do corpo humano em madeira, impressos  no papel e livros científicos sobre o corpo humano, despertaram a curiosidade das crianças do pré único. Assim, em pequenos grupos as crianças foram convidadas a explorarem o espaço. 

          A princípio queriam entender de que parte do corpo se tratava cada radiografia, entre elas e as professoras faziam perguntas. Logo perceberam que podiam comparar as partes com o esqueleto exposto e também pesquisar no livro que trazia várias imagens sobre o corpo humano.

         As hipóteses foram surgindo, ajudando nas descobertas:"É assim que é por dentro das pessoas! Esse osso é da cabeça! Professora isso é o coração..."

          Cada grupo que retornava a sala fazia comentários, trocava informações com as crianças que ainda não haviam ido e com aquelas que já tinham visitado a exposição. Todos queriam retornar para observar e explorar novamente, após as conversas e necessidades de outras informações.

           Um material que chamou atenção foi uma caixa de luz usada como projetor das radiografias, como na fala das crianças: "Igual a do médico".

           Como recentemente uma criança da turma caiu e fraturou o braço, seu relato da experiência, contribuiu no entendimento dos colegas sobre o processo de fazer raio X e fratura, pois ouviu dos médicos comentários sobre o osso fraturado. As crianças procuravam nos exames da exposição uma fratura.

O Pré Único pode ampliar seus conhecimentos através de observações, pesquisas, constatações e experiências, demonstrando como aprendem...com condições. materiais e muita criatividade!!!

 

Autor: Professora Marília | Fonte: Pré Único - Professoras Fernanda, Marília e Wislla
00241040.jpg
IMG-20190913-WA0181.jpg
1/10